sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mesas - Damask

 


Muitas pessoas gostam desta estampa assim com eu, devido o layout do blog! :) Mas algumas pessoas não conhecem seu nome, vou citar um pouco de sua história e em seguida mostrar várias idéias de montagens de mesas com elas.

“Damask" foi uma das cinco técnicas básicas de tecelagem dos centros bizantino e islâmico do início da Idade Média, e seu nome deriva da sua suposta origem: a cidade de Damasco, na Síria. Esta estampa antes restrita às salas formais, nunca esteve tão em alta em toda sua longa história.

Apesar de suas raízes históricas, Damask pode aparecer deliciosamente "up-to-date (moderno para os dias de hoje)." É delicado, mas com um toque de ousadia, que fica bem em ambientes contemporâneos ou nas mais luxuosas mansões!

Acho super chique e moderno.

Indico essa estampa para decoração de muitas festas, aniversários de mulheres ou homens como 30 anos 40, 50... Ou para casamentos modernos, onde alguns detalhes podem ser impressos, noivados, entre outros eventos.
 
Geralmente as flores para combinar são apenas em um tom, cores vibrantes.

Pinned Image

Pinned Image

Pinned Image

Pinned Image


Pinned Image


E pra finalizar sou apaixonada por esse bolo! Acho super delicado!

Pinned Image
 
Bjos
 
Bom Fim de Semana! :)

Antepasto de Parma com Tomatinhos Cereja e Parmesão



Tempo de preparo: 10 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes:

1 xícara de tomates cereja cortados no sentido do comprimento;
4 a 5 fatias de presunto de parma cortadinho;
1 colher (sopa) bem cheia de queijo parmesão ralado;
Folhas de manjericão a gosto;
Azeite de Oliva extra-virgem para cobrir;
Pimenta do reino a gosto.


Modo de preparo:

1. Em uma tigela, misture todos os ingredientes, com exceção do azeite. Não é necessário temperar com sal pois o parma já tem bastante sal, ok?


2. Cubra todos os ingredientes com azeite de oliva e voilá, seu antepasto estará prontinho e agradará a gregos e troianos...tenho certeza!

Via

Flores da Sexta :)


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Massa Filo para quem não conhece!

 
 
 
O nome diz tudo. Phyllo vem do grego e significa folha. No Brasil, porém, esta massa finíssima como papel também é conhecida como fillo, filo ou massa laminada folhada. Feita à base de farinha, água, sal e gordura, é aberta com rolo até ficar quase transparente.
 
Seu preparo consiste em pincelar com manteiga derretida ou azeite e levar ao forno ou rechear e fritar. Serve para o preparo de base de canapés, strudels, pastéis,  tortas, tortinhas, rolinho primavera...
 
A massa filó é vendida no país inteiro, mas é encontrada com mais facilidade em bons supermercados. É muito difícil e demorada para fazer manualmente e Chefs experientes e conceituados demoram anos para conseguirem atingir a perfeição! Então aproveite a experiência deles e compre-a pronta!!!
 
Eu gosto da marca da Arosa... vende em alguns supermercados.
 
 
São comercializadas congeladas em caixas de 300 g e 750 g, R$ 10,00 e R$ 18,00, respectivamente em folha contínua com 25 cm de largura por 3,40 m de comprimento para descongelar, desenrolar e utilizar conforme desejado.
 
Você pode utilizar em forma de trouxinhas ou cestinhas como essa na foto abaixo.
 
 
 
Algumas dicas para trabalhar com a massa!
 
  • Filo é uma massa delicada que deve ser manuseada com cuidado. Apesar disso, é fácil de usar para tortas e massas recheadas.
  • Trabalhe rapidamente e cubra as folhas que não estiverem sendo usadas para evitar que sequem, pois pode ficar difícil o manuseio caso elas endureçam.
  • Use azeite ou óleo de nozes para polvilhar a filo antes de assar massas salgadas. Use um óleo leve ou manteiga para massas doces.
  • Para aqueles que fazem dieta, pincele a massa com clara de ovo em vez de óleo. Ela ficará crocante depois de assada.
  • Pincele tortinhas de filo com manteiga e asse em travessa para dourar no forno de microondas em potência alta, até que fique crocante. Vire as tortinhas de lado durante o cozimento.
  • Use massa filo para fazer os famosos “Rolinhos Primavera”. Sele com clara de ovo e frite em óleo quente por 2 a 3 minutos.
  • Quando levar ao forno utilize uma folha de papel manteiga ou esteira de silicone para não deixar queimada a base.

Para começar segue uma receitinha...
 
 



Copinhos de Bacalhau

Ingredientes:
3 xícaras de bacalhau desfiado (desalgado e preparado = aqui foi feito com sobras da bacalhoada);
1 colher de sopa de azeitona verde picada;
1 colher de sopa de cebola roxa picada em cubinhos;
3 colher de sopa de azeite;
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco;
Sal e pimenta do reino a gosto;
Salsinha picada para decorar.

Para os copinhos:
8 quadrados de 15 x 15 cm de massa filo;
3 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida.

Modo de fazer:
Desfie o bacalhau;
Misture com as azeitonas e a cebola picada;
Tempere com o azeite e o vinagre, sal e pimenta a gosto. Cuidado porque o bacalhau já está temperado da sua bacalhoada. Vá temperando e provando.

Modo de fazer os copinhos:
Caso use massa filo ou folhada congelada, deixe-a descongelar conforme instrução do fabricante;
Corte os 8 quadrados de massa no tamanho 15×15 cm;
Passe manteiga derretida em cima de cada quadrado;
Use dois quadrados por pessoa: sobreponha um quadrado sobre o outro, como se estivesse formando uma estrela e coloque dentro de um ramequin ou de uma forma de empadinha grande;
Leve ao forno quente, 170 – 180 graus Celsius e asse durante uns 10 minutos ou até ficar dourado;
Retire do forno e recheie com o bacalhau desfiado.
 
 
 
Bjinhos
  

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Como Fazer Uma Boa Lista de Presentes de Casamento



Depois de encontrar alguém especial para compartilhar a vida, é hora de oficializar a união. E haja organização e planejamento! Além de igreja, decoração, convite, recepção no espaço de festas e convidados, ainda tem a lista de presentes. Essa, talvez, pareça a melhor parte – e a mais simples. Mas muitos pontos devem ser levados em consideração para evitar a troca e a repetição de faqueiros, cafeteiras e jogos de prato.

“O objetivo é justamente não ganhar itens iguais e, para isso, ela deve ser muito bem pensada. Em vez de pedir uma leiteira de inox e outra de vidro, o que não faz sentido, é melhor pedir um mesmo conjunto de panelas em maior quantidade para combinarem”.

Algumas noivas gostam de informar onde está a lista junto ao convite, mas outras não preferem, mesmo assim temos alguém sempre em comum ou bem próximos dos noivos para perguntar.
 

O convite que costuma ser entregue de 30 a 60 dias antes da data da festa – a definição das lojas, porém, deve ser determinada com, pelo menos, três meses de antecedência. Se o convite não fizer nenhuma menção onde as compras deverão ser feitas, é de bom tom ligar para a família dos noivos ou perguntar diretamente a eles.

Para selecionar as lojas, o primeiro passo é visitar todas para pesquisar os produtos, os preços, e entender as facilidades que cada uma oferece para os clientes. Não é recomendado deixar a lista em apenas um lugar. A dica é selecionar um especializado em eletrônicos e eletrodomésticos, e outro em utensílios e presentes em geral. “Também é importante que a loja seja de fácil acesso e tenha a opção de compra pela internet. Depois de apurar todas essas informações, será possível, então, definir as eleitas”.

Normalmente, os escolhidos para ficar no altar tornam-se responsáveis pelos presentes de alto custo, como televisão, geladeira, freezer, fogão, máquina de lavar ou móveis. Mas, caso não tenham condições financeiras, é uma boa ideia se unirem para entregar um único presente caro no lugar de vários com valores menores. “Não se deve pedir nada, o ideal é que os padrinhos se mobilizem para perguntar o que os noivos desejam ganhar”.

“Se quiserem oferecer algo especial, entrarão em contato com o casal”.

Não existe limite de preço: é permitido incluir todos os itens que necessitam para a nova casa, desde que esteja dentro do padrão social dos convidados. A não ser para os pais, que contribuem com as despesas e a compra da casa, pedir dinheiro é extremamente deselegante – mesmo que os noivos tenham planos de viver no exterior ou já morem juntos.

O educado é que o presente seja enviado antes da cerimônia, mas as regras nem sempre são tão rígidas. “Se a pessoa estava ausente da cidade, estava sem dinheiro no momento ou não pôde comprar por qualquer motivo que seja, é compreensível dar um tempo depois”.

“O importante, no fim, é a lembrança e o carinho, afinal o casamento é uma comemoração afetiva”.


10 Dicas Rápidas para Ter Sucesso na Sua Lista de Presentes

• Antes de fazer sua lista, tenha em mente os produtos que vai utilizar, a decoração e cores escolhidas para decorar a sua casa e produtos que você não tenha e que vai precisar no dia-a-dia.

• Pesquise na internet antes de ir à loja, para ver quais produtos estão no mercado e faça uma lista em casa dos produtos que vai pedir para evitar que você peça produtos a mais do que precisa.

• Escolha mais de uma loja para abrir as possibilidades de produtos que realmente lhe agradam e que você precisa na sua casa.

• Você pode escolher uma loja de eletrodomésticos, utensílios domésticos e de cama, mesa e banho para fazer sua lista.
• Na loja verifique: Prazo de entrega, frete, trocas, garantia de entrega e se há taxas a serem pagas pelos noivos para evitar imprevistos.

• Faça uma lista diversificada com preços diferentes para que os convidados possam escolher o presente de acordo com as possibilidades de cada um.

• Na lista, especifique o produto desejado: cor, tamanho, tipo e etc para que o convidado não tenha dúvidas ou compre o produto errado.

• Divulgue sua lista de casamento no blog dos noivos, caso tenha um.

• Se preferir, anexe um cartãozinho ao convite de casamento.

• Se você já tem a sua casa montada, a opção é pedir objetos de uso pessoal ou decorativo para a casa. Tem a opção também da cota de viagem da lua-de-mel que é providenciada por agências de turismo.

Bjinhos

Guardanapos - Flor de Lis

 Hora de aprender mais uma dobradura! :)
 

1. Posicione o guardanapo para baixo na frente de você.


2. Dobre o guardanapo pela metade diagonalmente.


3. Orientar o guardanapo para os pontos de extremidade aberta para você.



4. Dobre o ponto de baixo para cima para a ponta se sobrepõe a borda distante cerca de uma polegada.



5. Acordeão dobrar o guardanapo inteiro, da esquerda para a direita.


6. Segure firmemente a base e inseri-lo em um copo ou um anel de guardanapo e você está exibindo orgulhosamente uma Flor de Lys para cada um de seus convidados do jantar.


 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Panquecas de Nutella


Desculpa postar essa delícia logo em uma segunda-feira, mas não resisti! :)


 


Essa receita dá para 8 fatias você pode comprar a massa pronta ou fazer em casa.

Massa do Crepe:
3 ovos;
1 xícara de leite;
1 xícara de farinha de trigo.

Modo de Fazer a Massa:
Bata tudo no liquidificador;
Depois unte a frigideira de panqueca com manteiga;
Despeje um pouco da massa na frigideira;
Dourar o fundo da massa;
Vire e coloque o recheio.


Ingredientes do Recheio:
400 grs de Nutella

Para o molho de Nutella e Cointreau:
1 caixinha de creme de leite (200 grs);
2 colheradas generosas de Nutella;
Cointreau ou a gosto avelãs picadas.

Modo de Fazer:
Prepare as panquecas conforme as instruções de sua receita preferida. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 200oC. Espalhe um pouco de Nutella sobre uma das metades de sua panqueca. Dobre, passe a Nutella sobre a metade da meia-lua e dobre novamente para obter um triângulo bem fechado e pastoso. 
Ponha em uma assadeira untada com manteiga. Faça o mesmo com os outros crepes, sobrepondo-os um pouco na assadeira.
Misture o creme de leite, a Nutella e o cointreau. Coloque o creme sobre as panquecas e salpique avelãs picadas. Leve ao forno quente por 10 minutos. 

Você pode servir com sorvete de baunilha!

Bjinhos

Menu Caprichado!


 
Que tal está dica ... colocar o menu sobre a mesa em um mini quadro-negro, é um charme não!?

 


 
 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Anéis de Guardanapos de Tecido - Faça Você Mesma

Sabe aquele tubo de papelão do papel filme?
 
Pois é...você pode fazer lindos porta guardanapos, é só cobrir com tecidos coloridos...
 
Está prontinho a decoração!


 

Gente o passo a passo está bem grandinho, mas é super fácil de fazer!

Material:

Rolo de papelão de papel toalha;
Tecido de chita ou outra estampa que quiser;
Fita crepe dupla face (pode fazer com cola também);
Estilete;
Fita adesiva invisível;
Fita de cetim;
Material para revestimento (de sua preferência);
Lápis e fita métrica, e régua.

Essa técnica bem legal para utilizar os rolos de papelão que sobram de papéis toalhas. Ao invés de jogá-los no lixo, você irá fazer lindas composições com tecido. Acredite, você pode curtir muito fazer este artesanato.

1° Passo:
 
Com um tubo de papelão comum você pode fazer em torno de oito anéis de guardanapo. Ou você pode fazer anéis maiores, consequentemente diminuirá o número de porta guardanapos por rolo. Não tome por base a fita métrica que você vê nas imagens, pois ela é referente a medida através polegadas e não de centímetros.

 

2° Passo:

Usando a sua fita métrica, você irá medir em torno de 4 cm para cada parte que irá corta. Risque com o lápis em torno da circunferência do tubo de papelão.
 

3° Passo:

Corte cuidadosamente suas linhas de lápis usando um bom estilete.


4° Passo:

Para esconder as marcas de papelão do tubo você pode usar um revestimento de sua escolha. Isto vai garantir que você não deixe aparente nenhuma mancha ou relevo que ficou no rolo.


5° Passo:

Corte as tiras necessárias para fazer revestir as partes do rolo. Utilize a régua para cortar bem certinho.

6° Passo:

Coloque a fita creque dupla-face ou e enrole em torno do anel. Para prender, você pode usar um segundo pedaço da fita.

7° Passo:

Enrole todo anel de guardanapo com o revestimento e a fita adesiva invisível.


8° Passo:

Corte o tecido com um pouco mais que dobro da altura do seu rolinho. Se cortou em 4 cm, corte o tecido em 8,5 ou 9 cm. Corte em um diâmetro que seja adequado para envolver todo o rolinho.


9° Passo:

Coloque o anel do rolo no centro do tecido, segure uma ponta com fita adesiva invisível ou utilize cola se você preferir.


10° Passo:

Enrole adequadamente e fixe o tecido no rolinho com cola de tecido e segure para fixar. Certifique-se de colocar bem nas beiradas, para que fixe bem.


11° Passo:

Coloque um pouco de cola em uma das extremidades de tecido e dobre dentro do rolinho, colando no interior do anel de papelão. Repita isto, fazendo do outro lado.

Agora você irá esconder as bordas cruas usando a fita de cetim.


12° Passo:

Usando a sua tesoura, corte um pedaço de fita de cetim, como está na proporção da foto. Faça isto para cada rolinho de guardanapo.


13° Passo:

Coloque cola de tecido de um lado da fita. Depois enrole um pouco e coloque-o dentro do anel. Cole a fita no junção dos dois tecidos, para esconder e fazer o acabamento.


14° Passo:

Você poderá também usar o final de seu lápis para rolar a fita dentro do apartamento. É só deixar seus anéis de guardanapo secarem por no mínimo 24 horas antes de usá-los.

15° Passo e último ufa! kkkk

Embrulhe os utensílios (de preferência feitos em plástico) em um guardanapo de papel ou tecido (dobrada em quatro) e enfie no anel que você acabou de fazer.



Fica Lindo né? E aí gostaram?

Bjinhos

Dip de Cebola



Mais uma receitinha prática na hora de receber! :)

Dip com Sopa Pronta de Cebola

Ingredientes:
-1 envelope de sopa pronta de cebola
-Salsão (opcional)
-Cogumelo ou aspargo
-1 lata de creme de leite

Preparo:
Coloque no liquidificador o conteúdo da lata de creme de leite e do envelope de sopa. Bata durante 2 minutos. Leve à geladeira até o dia seguinte. Sirva em vasilha rodeada de biscoitos salgados, e cada um mergulha seu biscoito no "dip". Também pode usá-lo para passar em torradinhas.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

COMO ARRUMAR A MESA? - Explicação Simples e Objetiva



COMO ARRUMAR A MESA?

Como eu já dei milhares de dicas e mostrei várias inspirações de mesas decoradas achei que o que estava faltando era uma explicação super simples de como arrumar a mesa mesmo, eu me refiro aos talheres e copos!!! Existem várias formas de arrumar, inclusive a que eu arrumo em casa eu não achei exatamente mas acho que já dá para ter uma ideia!

Separei 3 formas para mostrar para vocês: Dia-dia, Formal e Informal!



Como falei para vocês a minha mesa do dia a dia é quase igual a essa, só está faltando os talheres de sobremesa em cima do prato e os talheres da salada vizinho do garfo e faca principal (os talhelheres de salada são um pouquinho menor)! Deu para entender?



Essa já serve para um jantar mais chique! (Vejam que tem o garfo da salada mas está sem a faca).


 

E por fim a mesa mais formal. Olha os talheres de sobremesa em cima do prato como falei antes. É claro que aqui ou nas outras opções o guardanapo pode estar em cima do prato também, isso varia mais pelo gosto de quem está organizando o jantar.

Espero que tenham gostado!

Bjos

Porta Guradanapo by Silvia Savastano e Simone Naves!!


Vejam que portas guardanapos mais lindos!!!
Ele são feitos pelas mineiras Silvia Savastano e Simone Naves...

Silvia é tia e Simone é mãe da bloqueira THÁSSIA NAVES.

Tem para todos os gostos!!! Dá vontade de comprar todos, né???

Anotem os contatos da Silvia (34 - 99718484) ou (silviasavastano@yahoo.com.br).