terça-feira, 31 de julho de 2012

Como calcular quantidade de comida e bebida na sua festa?

O que queremos mostrar aqui são as quantidades e tamanhos que deverão ser observados para as encomendas.

Ou seja, antes de começar a preparar uma festa é preciso saber: quantas pessoas vão participar do evento? Qual é a idade desses convidados? A partir destas informações vamos colocar a mão na massa e começar a produção de nossa festa!

Comida

Dica 1: Considere o tempo que a festa irá durar. Se os seus cálculos ultrapassarem cinco horas, saiba que as pessoas irão comer e beber bem mais do que uma cerimônia rápida.

Dica 2: Confira a faixa etária dos convidados. Quanto mais jovens, maior será o consumo de comida. O mesmo vale para os homens, que acabam comendo bem mais do que as mulheres.
Canapés e Salgadinhos: Escolha pelo menos cinco opções e dê preferência aos patês e canapés de carpaccio ou salmão, que são leves e não têm quase nada de gordura. De 10 a 12 unidades por pessoa está de bom tamanho.

Entradas e Pratos Quentes: A conta é "um por um", ou seja, o número de convidados multiplicado pelo de pratos. Não dá para fazer mágica ou tentar adivinhar se todos vão querer ou não todas as sugestões. Sem exageros, a melhor combinação ainda é: entrada + massa + carne.



Queijos: Queijos e frios 150g por pessoa e 50g por pessoa de pão.

Churrasco: 300 gramas de carne por pessoa, 300g de frutas/legumes/verduras por pessoa, 100g de farofa por pessoa; 1 pacote de carvão a cada 10 kg de carne.

Pedaço de pizza: (estilo buffet de pizza, o pedaço é bem menor, como se fosse 1/3 do tamanho de um pedaço da pizza família): 8 pedaços de pizza salgada e 3 pedaços de pizza doce por pessoa.

Almoço ou jantar: 50g de arroz cru por pessoa (o arroz aumenta bastante); 300g de carnes/peixe/frango por pessoa; 150g de frutas/legumes/verduras por pessoa.

Doces

Doces: Escolha entre 4 a 8 tipos. Geralmente cada pessoa come de 3 a 12 unidades.

Bem Casados: A teoria é "um para cada um”, mas todos sabemos que na prática o ideal é ter 2 ou 3 bem casados para cada convidado, evitando assim uma situação desagradável de faltar.

Bolo: Calcule 100 gramas por pessoa, mas apenas para 40% da sua lista de convidados, pois com tantas opções de doces, o bolo pode ser desperdiçado.





Pratos, copos e guardanapos

Pratinho e garfo descartável (para bolo): 2 por pessoa.

Copo descartável: 5 por pessoa.

Guardanapo: 50 unidades a cada 10 pessoas.

Lembrancinha

Elas são entregues somente para as mulheres, que em média representam 60% dos convidados.

Bebidas

Dica 1: Em primeiro lugar é preciso analisar uma série de variáveis importante sobre a festa, como o tempo de duração da festa. Uma festa longa com certeza irá consumir mais bebidas. Também é preciso definir se será um coquetel, almoço ou jantar.

Dica 2: A faixa etária dos convidados também é importante, normalmente os jovens bebem mais que os mais velhos e as crianças bebem a metade dos adultos.

Dica 3: Quando será a festa? Inverno, verão? Os tipos de bebidas variam, no verão o consumo de água, refrigerantes e cerveja aumenta, e no inverno o vinho é mais consumido.
Não Esqueça: O mais importante aqui é a qualidade, afinal, nada mais chato do que acordar com ressaca na manhã seguinte porque a bebida era da pior qualidade.

Refrigerante: 400ml por pessoa se também servir outras bebidas e 600ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água.

Água Mineral: 200ml por pessoa. Lembre-se: muitas pessoas não bebem refrigerantes ou apenas diet. Por isso é importante colocar à disposição dos convidados refrigenrantes diet, água tônica e água com gás para quem não toma bebidas alcoólicas.



Vinho tinto: 1 garrafa de para cada 3 ou 4 pessoas durante um almoço ou jantar e 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas em um coquetel.

Champagne: 1 garrafa para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champagne", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa e 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas na hora do brinde.

Uísque: 1 garrafa de 750ml para 6 pessoas Cerveja: 2 garrafas por pessoa (se não tiver outras bebidas) ou 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados se houver também vinho tinto e branco.




Garçons: calcule 1 garçom para cada 15 convidados em coquetéis e 1 garçom para cada 12 convidados em jantares onde os convidados ficam sentados.

sábado, 28 de julho de 2012

Gratin de Prima Donna



Uma receita deliciosa e super fácil de fazer, basta apenas um pouco de habilidade com um maçarico de cozinha.

Apenas Queijo Prima Donna em cubos, açúcar cristalizado e seu maçarico para finalizar!

Segue fotos o passo a passo!


 


Anéis de Guardanapos de Corda - Faça Você Mesma




Passo-a-passo:




Materiais:

Tubos de papelão (dos rolinhos de papel higiênico ou papel toalha)
Estilete
Régua
Lápis
Cola branca
Pincel
Linha rústica
Tinta acrílica

Como Fazer:

Pague um dos tubos e marque com um lápis cada 4 cm em todo o contorno dele. Corte pela linha marcada, formando anéis. Se você quiser pode variar a largura sem ter problemas, mas lembre de cortar com um estilete bem afiado, assim os anéis não ficarão deformados.
Para encapar os tubos, pegue um dos anéis e comece a aplicar cola branca todo ao redor, mas bem pouquinho. Pegue a linha e comece a passá-la por dentro e por fora, cobrindo bem toda a superfície. Uma vez que você acabe de aplicar a linha, deixe secar por meia hora.
Agora você poderá decidir se quer os anéis com a linha rústica ao natural ou se quer pintá-los. Caso queira pintá-los, deixe-os secar muito bem antes de usar.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Conheça os tipos de talheres e como usá-los!

Sem dúvida nenhuma, uma mesa bem posta com todos os tipos de copos e talheres deixam uma mesa muito mais elegante. Mas sua função principal é para auxiliá-lo a se servir adequadamente de alguns itens do cardápio e não a ornamentação da mesa. Se não for servido sopa ou peixe, por exemplo, é desnecessário a colocação dos talheres correspondentes. 

conheca os tipos de talheres e como usa los 


Colheres

Os tipos de colheres existentes são quatro e devem começar a serem usadas da maior para a menor, de fora para dentro do prato: sopa(4), sobremesa(3), chá(2) e café(1).


Garfos

Os tipos de garfos existentes são três, e também são utilizadas do maior para o menor.
O garfo de sobremesa(9) tem basicamente a mesma função do garfo principal(7) – pegar os alimentos – tem o tamanho menor para se adaptar à sobremesa, que em geral é mais delicada e servida menores porções.

Já o garfo de peixe(8) tem dentes mais grossos, para auxiliar na separação de possíveis espinhas e o de salada tem dentes mais largos, para facilitar a dobra das folhas.


Facas

Os modelos de faca são três, a primeira, utilizada no prato principal(10) ela servirá para ajudar a colocar os alimentos sobre os garfos.

A faca de peixe(8) tem como função auxiliar o garfo na separação de espinhas. Para isso ela é mais pontiaguda e serrilhada e as menores(8) são utilizadas para sobremesas e mateigas.

Simples não?

Aqui outro post de como utilizar as facas de queijo cada uma para seu tipo!

Bjos

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bruschetta Napolitana Desconstruída

Bruschetta napolitana desconstruída


 
Ingredientes:
100 g de azeitona preta
100 g de mussarela de búfala
100 g de tomate sem pele e sem sementes
10 g de manjericão
Sal grosso moído a gosto
10 g de cubinhos de pão italiano torrado
15 ml de azeite extravirgem
5 taças de martíni para servir

Modo de preparo:
Pique a azeitona preta, a mussarela e o tomate em cubinhos bem pequenos. Reserve. Corte com a faca as folhas de manjericão. Junte ao tomate e tempere com o sal grosso moído. Em seguida monte camadas começando pela azeitona, seguido pela mussarella e pelo tomate. Finalize com os cubinhos de pão italiano torrado.

Rende 4 porções

Via

terça-feira, 24 de julho de 2012

Descubra qual é a taça certa para cada tipo de vinho!

Arquivo


Num jantar, sempre pinta aquela dúvida: "em qual copo servir o vinho?" Para esclarecer a questão, vamos lá: (1) tintos encorpados pedem modelos grandes; (2) taças estreitas e altas são ideais para espumantes; (3) brancos encorpados precisam de modelos de tamanho médio; (4) este é um dos copos mais comuns, perfeito para tintos leves; (5) taças menores são indicadas para bebidas licorosas, como o xerez e o vinho do Porto; (6) uma taça intermediária, ideal para o rosé.

Via

Vasinhos de Barro

Você vai receber seus amigos em sua casa para um almoço ou churrasco?
Que tal fazer uma apresentação bem bacana?
Com vasinhos de barro!
Distribua saladinhas, patês, farofas, etc,


Curti!

Pimentão nas Entradinhas

Tenho duas receitinhas de antepasto para compartilhar a base de pimentão, uma agridoce e outra italiana, todas duas combinam bem com torradas e vários pães.

Pimentão Agridoce




Ingredientes:
4 pimentões vermelhos cortados em cubinhos bem pequenos
2 pimentão amarelo cortado em cubinhos bem pequenos
1/2 xícara de vinagre
1/2 xícara de água
1 xícara de açucar

Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes em uma panela e mexer até ponto de doce. Guardar na geladeira.

Se quiser pode servir por cima de um cream cheese.
O sabor agridoce do que podemos assim dizer, geléia de pimentão, combinada com o cream cheese ao fundo é sensacional.

Pimentão Italiano




Ingredientes:
5 pimentões vermelho pequenos (ou 2 grandes)
1 pimentão grande amarelo
1 pimentão grande verde
1 cebola (usei a roxa, mas pode ser a branca)
6 dentes grandes de alho (se forem pequenos use uns 10)
1/2 xícara (de chá) de azeite extra virgem
1/4 de xícara (de chá) de vinagre branco
1 colher (de sobremesa) de sal (ou o quanto você preferir)
2 folhas de louro

Modo de Preparo:
Fatie os pimentões, a cebola e o alho. Unte uma assadeira com um pouco de óleo e coloque os pimentões, as cebolas fatiadas e mexa. Em uma frigideira frite o alho com um pouco do azeite, quando estiver dourado, despeje na assadeira dos pimentões, acrescente as folhas de louro, o vinagre, o sal e a metade do azeite restante. Misture muito bem, cubra com o papel alumínio e leve ao forno médio por 30 minutos. Retire o papel alumínio e misture um pouco mais, deixe mais uns 10 minutos no forno (ou menos, cuidado para não queimar, pois vai amargar). Assim que secar, retire do forno e coloque em um vidro que tenha tampa. Cubra com o restante do azeite e deixe esfriar. Depois de frio, tampe e guarde na geladeira.

Dicas:
  • Tire uns minutos antes de consumir, da geladeira, ele fica mais gostoso em temperatura ambiente.
  • Sirva com torradas de pão italiano, integral ou comum mesmo.
  • Fica gostoso também se servido com bolachinhas salgadas.
  • Na foto dos ingredientes está parecendo tomates, mas é pimentão vermelho, é que eram pequenos.
  • Fatiei o alho porque os meus eram escandalosamente grandes, mas pode picar normalmente.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Arranjo do Dia :)



É muito fácil e simples, mas o efeito é maravilhoso!

Se vocês fizerem, me contem como ficou!



E agora o passo a passo...
Primeiro escolha três bowls em tamanhos diferentes.
Corte esponjas florais no tamanho dos bowls, ultrapassando uns 5 a 7 cm da borda.
Coloque as esponjas florais em um balde de água e deixe que elas embebam a água lentamente. Não tente afundá-las! Isso não vai funcionar, você pode deixar de um dia pro outro para a espuma puxar bem água.
Coloque os bowls um sobre o outro, centralizando-os.
Espete os limões (de preferência sicilianos, bem amarelinhos) em palitos de churrasquinho e espete-os nas esponjas, distribuindo harmoniosamente.
Complete os espaços com flores, sementes e folhas.
Pronto! Seu arranjo está pronto.
Se preferir fazer na véspera, conserve-o em geladeira para que esteja fresquinho na hora da festinha.
Gostaram?


domingo, 22 de julho de 2012

Anéis de Guardanapos de Flor - Faça Você Mesma






São poucos os materiais necessários.

As argolas plásticas você compra em loja de material para bijuteria. Caso você não encontre uma loja dessas na sua cidade, procure algum substituto em lojas de material de construção. Um pedacinho de cano de pvc, ou até mesmo um pedacinho de mangueira, cortados e coberto com uma fitinha substituem a argola plástica lindamente!

As argolas plásticas custam cerca de R$0,40 cada. (Em Recife no Mercado São José vende!)

Você pode escolher a flor que quiser. O importante é que ela tenha a base estável (grande) para que a flor fixe bem na argola. O ramalhete da foto custou R$2,50. (Em Recife a Grillo é o melhor lugar de flores artificiais!)

Como Fazer:


1. Arranque a flor do caule com cuidado e corte o cabinho de plástico que fica na flor.


2. Espere a cola ficar bem quente (isso é importante! Se a cola estiver só morninha não vai colar bem!).

Coloque uma quantidade generosa de cola na argola e fixe a flor rapidamente.


3. Não solte, nem mova as mãos enquanto espera a cola secar.

Pronto! Coisa mais fácil do mundo né?!


sábado, 21 de julho de 2012

INSTAGRAM pra Receber Bem!

Instagram pra quem usa é muito legal para visualizar algumas dicas para receber bem, mas nem todo mundo tem, para compartilhar com vocês as coisinhas que adoro curti, resolvi postar quinzenalmente algumas fotos legais com ideias das pessoas que sigo!

Quem gostar e tiver o aplicativo pode seguir!

Algumas fotos neste primeiro post são mais antigas!

Bjos 




Uma maneira especial de servir brigadeiro, muitas coberturas ao lado e um physalis para decorar!


Linda flor como anel de guardanapo e fácil de fazer!


Mini hambúrguer para um lanche descontraído!


Lindo arranjo de centro, amei esse vaso!


Mais brigadeiros com suas coberturas separadas!


Lindo avental, quem disse que você não pode ficar bonita cozinhando! :)


Mesa super fashion!


Amei essa decoração!


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mesas Desenhadas

Adoro essa técnica já havia postado aqui algumas ideias falando! Fica super original!

Apenas Papel Madeira ou Cartolina Preta e Giz ou Hidrocor! :)

Algumas novas ideias para você ver e por em prática!


Bjss








domingo, 15 de julho de 2012

INSTAGRAM - Ideias com suas fotos!

Instagram virou febre nas mãos de muita gente, em seguida muitas criações surgiram, como o Stickygram! Muito legal, pois deixa nossas recordações prontas para grudar e colocar onde quisermos.

Algumas ideias do que fazer com suas fotos!