sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Leituras - Para Aprender um pouco mais!

Alguns preferidos, indico todos!

Livro Receber com Charme - Ed. Globo

São 288 páginas, divididas em dez capítulos, com dicas para diversas situações: refeições ao ar livre, festas de crianças, arranjos de flores e comemorações de final de ano, entre outros assuntos. Tudo ilustrado com fotos inspiradoras. "Receber com Charme é isto: mostra que a simplicidade é o maior dos luxos", resume Renata Rangel. A publicação pode ser encontrada nas livrarias por R$ 39,90.



Delícia Receber - Lenny Niemeyer

155 páginas super gostosas de ler, com dicas para várias ocasiões de festas, experiências que ela passou, algumas receitinhas espalhadas pelo livro, listas do que é essencial para uma festa de sucesso, dos pecados capitais à mesa, e parar terminar, a lista de fornecedores que ela utiliza em São Paulo e no Rio de Janeiro.



Revista Casa e Comida

A revista Casa e Comida traz a arte de comer, beber e receber bem. Inspirada na seção Receber com charme, sucesso da revista Casa e Jardim, a publicação aborda as novidades da gastronomia aliadas à decoração, sugerindo soluções completas e descomplicadas. A Revista é Bimestral!



Almanaque das Festas Instantâneas - Chris Campos

Comprei por acaso, por mera curiosidade, e fiquei muito satisfeita. O livro “Almanaque das Festas Instantâneas”, escrito pela Chris Campos – blogueira e fanfarrona – é uma delícia. Curtinho, começa com dicas básicas pra quem quer receber bem em casa: mimos aos convidados, como se vestir, com quanto tempo se organizar, como convidar para uma festa de maneira elegante e doce.



Revista Casa Boa Mesa

A revista CASA BOA MESA, é uma publicação com reportagens, perfis e curiosidades, focada em estilo de vida, para agradar os amantes da gastronomia e decoração que primam o prazer de receber bem.



Guia de Decoração - RECEBER

No guia de decoração Receber, de CASA CLAUDIA você encontra muitas sugestões de utensílios para enfeitar a mesa, dicas de como preparar a casa para café da manhã, almoço e jantar, arranjos de flores, decorações de casamento e muito mais. Custa R$ 29,00 está na segunda edição, e a revista é trimestral.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ideias com suas Rolhas!

No fim do ano passado postei a guirlanda de rolhas que foi um sucesso!

Achei várias ideias novas onde podemos utilizar para fins domésticos ou decorativos, amei todos!

Em baixo de algumas fotos segue o link onde poderá aprender o determinado projeto para colocar em prática aproveite seu tempo livre!

Amei! :)



Marcadores de Taça - Deixe com o nome de seus melhores amigos! Eles irão amar!


Marcadores de Lugar em sua mesa!


Bolas para sua decoração! Amei! :)


Bandejas


Descansa Pratos


Tapetes...


...ou do mesmo modelo um lindo Mural de recados ou Fotos!


Suas iniciais como Decoração!


Se preferir apenas anote a data da ocasião que tomou o vinho, com quem estava e o lugar! Adoro! :)


Decoração


Sinalizando sua Horta!


Porta Copos!
Projeto: Just Grand


Porta Retratos ou Porta Recados!

Bjinhos! Curtiram?

Etiquetas Modernas - Parte II

Talheres, Pratos e Copos


- Os talheres são dispostos de acordo com a ordem em que o cardápio será servido e devemos sempre começar a utilizá-los de fora para dentro, em relação ao prato.

- O garfinho de ostras, menor que os demais, é o único que fica à direita com as facas, antes da colher de sopa. Afinal, caso servido, deve ser o primeiro prato.

- Caso seja servido algum fruto do mar que possa ser degustado com as mãos, deve-se colocar lavanda com limão à mesa para limpar os dedos.

- Não coloque mais de três conjuntos de facas e garfos em uma mesa ou mais de quatro copos (água, vinho branco, vinho tinto, champanhe).

- Posição dos talheres quando ainda estamos comendo: o garfo deve ficar voltado com as pontas para cima. Ao finalizar a refeição, vire-os para baixo.

- Segurando os talheres: há duas formas corretas, a americana e européia. A diferença entre as duas é qual mão (direita ou esquerda) faz o uso do garfo à boca. A faca para o corte dos alimentos deve ser sempre segurada na mão direita. Nunca use a faca na mão esquerda.

- Os copos ficam à direita e de acordo com a sequência de bebidas a serem servidas e podem ser dispostos em triângulo.

- Sousplat: nome dado ao prato que é usado apenas para demarcar o lugar. Fica abaixo do prato das refeições.


Guardanapos


- O guardanapo deve ficar disposto sobre o prato ou ao lado esquerdo do mesmo. Ao sentarmos, deve-se abri-lo e estendê-lo sobre o colo.

- Ele deverá permanecer no colo até que a refeição seja finalizada.

- O guardanapo deve ser usado apenas para limpar os lábios, de forma delicada, cada vez que houver necessidade e sempre antes de se tomar alguma bebida.

- Se for preciso se ausentar da mesa durante a refeição, o guardanapo deverá ser colocado na cadeira da qual se levantou. Isto é comum em serviço de buffet em que é preciso se levantar para se servir.

- Ao terminar a refeição, o guardanapo deve voltar para o lado esquerdo da mesa, desdobrado.

- Guardanapos de papel só devem ser usados em eventos muito informais.

- Às vezes é possível a presença de guardanapinhos de papel dentro dos guardanapos de tecido. Eles servem para as mulheres retirarem o batom antes de comer. Em mesas mais formais não cabe a utilização destes.

Bebidas



- As bebidas de um evento devem ser escolhidas de acordo com o cardápio e o tipo de recepção. Assim, em um coquetel costuma-se servir água, refrigerantes, aperitivos tipo batida de frutas, coquetéis de fruta, vinho branco ou champanhe.

- Em um jantar pode-se servir uísque e coquetéis de frutas acompanhando os aperitivos e vinhos durante o seu decorrer. Se houver pratos que acompanhem vinho branco (carnes brancas, peixes e frutos do mar) serviremos vinho branco antes do vinho tinto que deve acompanhar massas e carnes vermelhas.

- Não se toma um vinho branco junto com um tinto. Primeiro um e depois o outro.

- A garrafa de vinho tinto deve ser aberta uns 5 minutos antes de ser servida para que os vapores se liberem. Pode-se transferir o vinho tinto para uma garrafa de cristal (operação feita fora da mesa). Este processo chama- se decantação e só é usado para vinhos tintos e porto.

- Os vinhos tintos são servidos à temperatura ambiente (em torno de 18 º C). Champanhe e vinho branco são tomados gelados.

- Ao servir o vinho deve-se encher apenas dois terços do cálice. Champanhe deve ser colocado apenas até a metade da taça.

- Segure os cálices entre o pé e o bojo.

- Champanhe pode acompanhar um jantar desde a entrada até a sobremesa. Também é a bebida ideal para acompanhar ostras.

- Fondues de queijo são acompanhados por vinho branco, os de carne por vinho tinto e os de chocolate por licor.

Comportamento - Atitudes Durante as Refeições


- Manter os cotovelos junto ao corpo para comer e cortar os alimentos.

- Colocar a colher no pires quando tiver se servido de algo em taça.

- Deixar as mãos sobre o colo enquanto aguarda o prato ser servido.

- Apoiar somente os pulsos na mesa.

- Falar baixo.

- Pedir licença ao sair da mesa.

É errado fazer:

- Gesticular com os talheres na mão.

- Usar palitos de dente.

- Mastigar com a boca aberta.

- Falar com alimentos na boca.

- Tomar sopa fazendo barulho.

- Assoprar a comida quente.

- “Raspar” o prato.

- Encher demais o prato.

- Limpar talheres com o guardanapo.

- Descansar os talheres com os cabos apoiados na mesa.

- Estender o braço por cima da mesa ao se servir.

- Retocar maquiagem à mesa.

- Tocar nos alimentos para se servir.

- Insistir para que o convidado coma determinada comida ou repita.

Obrigada!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Utensílios Essenciais Na Cozinha




As meninas da Dedo de Moça, que entendem do assunto, prepararam um arquivo para download gratuíto com a relação de todos os utensílios básicos e também os de nível intermediário e avançado. Faça o download, pode te ajudar na hora de fazer a lista do seu chá-de-cozinha ou mesmo para conferir se você já tem tudo na sua cozinha!

Muito bom, super indico o este site gourmet!

Bjos

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Cuidando de Suas Flores

Atenção para alguns pequenos cuidados!!! Suas flores vão durar por mais tempo!




Para conservar as flores em vasos (não se esqueça que cada flor demanda um cuidado especial e específico), quatro dicas básicas para a sobrevivência feliz de quase todos os vasos de flores por um bom tempo são essenciais:
  • Molhe sempre que a terra começar a ficar seca.
  • Para molhar, mergulhe o vaso em água limpa (evite molhar as folhas) e deixe escorrer o excesso de água.
  • Não deixe água no prato.
  • Retire as flores e folhas secas delicadamente.

Já os arranjos florais, diferente das flores frescas, possuem em sua base, na maioria das vezes, uma espuma floral que mantém água fresca por um tempo determinado. Neste caso, assim que receber o arranjo, coloque-o em um ambiente fresco e arejado e adicione água fresca diariamente (tome cuidado para não colocar água sobre as flores).
Ao ganhar um buquet ou mesmo para flores naturais cortadas, faça um corte diagonal no caule das flores de aproximadamente dois centímetros. Repita esse procedimento diariamente. Isso possibilita que as flores absorvam mais água rapidamente e duram muito mais.

obs.1: para a maioria das flores e folhagens basta cortar na diagonal (para ampliar a área de absorção) e colocar o talo na água o mais rapidamente possível;
obs.2: flores com talos lenhosos ou grossos (rosas) devem ter a base do talo cortado em diagonal e em seguida cortado ao meio 1 ou 2 centímetros;
obs.3: para flores com talos ocos (amarílis, dálias…) faça um furinho com alfinete logo abaixo da flor para deixar entrar o ar;
obs.4: nunca deixe folhas dentro da água, isto evita que elas apodreçam e estraguem as flores, além do mau cheiro que podem causar;
obs.5: nem todas as flores podem ser borrifadas, mas rosas, hortênsias e folhagens verdes gostam de ser borrifadas com água;
obs.6: As flores cortadas mais delicadas duram mais se ficarem à sombra, com agua limpa e fria;
obs.7: retire as “antenas” de pólen dos lírios para não manchar as pétalas, as paredes ou as roupas;
obs.8: para que as rosas melhorem a aparência retire as pétalas estragadas com cuidado;
obs.9: açúcar (uma pitada), cloro (2 ou 3 gotas) ou aspirina (no máximo 1 comprimido por vaso), ao serem acrescentados à água ajudam a manter as flores por mais tempo.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Downloads de Receitas e Dicas

Quem é recém-casada ou está aprendendo a cozinhar gosta de receitas simples e fáceis de fazer mas ao mesmo tempo com charme para impressionar ou mesmo para dar uma variada no cardápio do dia a dia, certo? Outro dia navegando pelo blog da Dedo de Moça vi que elas lançaram livretos ótimos para facilitar a vida de quem está aprendendo a cozinhar e organizar o dia a dia da cozinha nova, e o melhor de tudo, estão disponíveis para download gratuitamente! Então corre para a loja do site que você vai encontrar 10 dicas para variar o frango grelhado, 20 Molhos Rápidos, Dicas de Armazenamento de Alimentos, Lista de Compras e Organizador de Cardápio Semanal.

Bjos

Cesta de Parmesão


Festinhas ou jantares em casa e a salada não pode faltar no menu.

Vamos servi-la de uma maneira original?

As Cestinhas de Parmesão (que já não são novidade mas eu adoro) tem um efeito bonito quando montadas em porções individuais.



Cesta de Parmesão

 Ingredientes:
1 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo grosso
azeite de oliva para untar
Modo de Fazer:

Divida o queijo parmesão ralado em partes iguais. Pincele uma frigideira antiaderente com o azeite e leve ao fogo. Coloque uma porção de queijo no centro da frigideira formando um círculo. Deixe derreter por 5 minutos. Não deixe que o queijo se espalhe. Com uma espátula arrume o queijo e vire do outro lado. Escorra em papel absorvente para tirar o excesso de gordura.

No centro de um prato coloque uma um tigelinha ou uma cumbuquinha com a abertura virada para baixo. Retire o disco de parmesão da frigideira e coloque sobre a tigelinha, pressionando levemente com os dedos para a cestinha ganhar forma. Deixe assim até esfriar. Reserve.

Prepare a salada a seu gosto e sirva dentro da Cestinha de Parmesão, regada com um delicioso molho.



Sugestão de Saladas
- Rúcula, figo e presunto cru.

- Mussarela de búfula, tomate, manjericão e molho pesto.
- Frango defumado desfiado, abacaxi, maçã, passas e molho de iogurte.
- Folhas verdes, manga e Kani

- Folhas verdes, penne tricolor, queijo de minas em cubos, tomate cereja, manjericão, hortelã e molho de aceto balsâmico.

- Folhas verdes, maçã, castanha (caju ou Pará) ou nozes picadas grosseiramente e passas.

- Filé de frango desfiado, batata cozida em cubinhos, peito de peru em cubinhos, queijo prato em cubinhos, cenoura ralada, pimentão verde em cubinhos, pimentão vermelho em cubinhos, pimentão amarelo em cubinhos, maçã Fugi e cubinhos, nozes picadas grosseiramente, batata palha e maionese.

- Folhas verdes, carpaccio e molho de mostarda e alcaparras.

- Folhas verdes, camarão médio cozido no vapor e figo.

-Rúcula, bacalhau cozido em lâminas, grão de bico cozido, azeitonas pretas picadas, batatas cozidas em cubo e maionese.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Azeites Aromatizados



Atualmente os azeites aromatizados estão cada vez mais populares e procurados. É legal ter uns vidros na cozinha que além de decorativos é um condimento interessante e para completar, tem os próprios benefícios do azeite à nossa saúde.
Eles são utilizados para temperar saladas, em pré-preparos de alguns assados, como meio para cozimento, em marinadas, molhos ou para perfumar um prato. Hoje existem muitas receitas, diferentes maneiras de prepará-los e, principalmente, uma vasta gama de ingredientes que podem ser utilizados como aromatizantes.
O azeite aromatizado com especiarias como hortelã, manjericão, cardamomo, pau de canela, pimenta, alho, casquinha de limão, gengibre, baunilha, trufas pretas e brancas entre outros, possui um sabor que ajuda a reduzir a necessidade de utilizar outros temperos como o sal e a pimenta do reino.

Encontrei receitas interessantes e dicas importantes que devem ser observadas durante o seu preparo.

Dicas importantes:

- Em primeiro lugar, esterilize o vidro e a tampa, colocando-os dentro de uma panela alta, e sobre um pano colocado no fundo, para que não quebre. Cubra com água e deixe ferver por pelo menos 10 minutos. Retire, vire de boca para baixo para que escorra bem a água. Só utilize quando seco.
- As ervas aromáticas e especiarias devem estar limpas. Uma boa forma de limpar as impurezas é levar as ervas ao microondas por 20 segundos sobre uma folha de papel absorvente. Deixe esfriar e utilize. As ervas, depois de lavadas e secas, podem ser ligeiramente esmagadas para melhor liberarem suas essências. Não deixe as ervas dentro do azeite depois de pronto, a não ser as desidratadas.
- Cuidados essenciais devem ser observados quando usar ingredientes in natura que podem ser uma fonte potencial de crescimento de bactérias. Só assim você conseguirá um azeite com sabor agradável e tempo de duração maior. Caso contrário eles estragarão com facilidade.
- As receitas devem sempre ser elaboradas com azeites de excelente qualidade, óleos de oliva extravirgem.
- Para armazená-lo, deve-se ter o menor contato possível do oxigênio e os ingredientes completamente submersos no azeite, afim de conservá-los melhor.
- Os recipientes herméticos são os mais indicados para conservação do azeite. Se utilizar rolha de cortiça pressione muito bem para que ela não ceda á entrada de bactérias.
- Quando a aromatização for feita através de Infusão “à frio”(consiste em mergulhar os ingredientes aromatizantes no próprio frasco do azeite ) ele pode ser guardado em geladeira e consumido em 3 semanas (no máximo) ou em freezer.
- Embrulhe o frasco com folha de alumínio para evitar a luz direta.
- Use recipientes de vidro que permitem a visualização das ervas e especiarias.
- Para presentear, compre vidros do tipo jarra, de boca larga, de diferentes formatos.
- Personalize os vidros de azeite, use sua criatividade.
- Use os vidros de azeite como objetos de decoração.


 Receitas

Azeite com Alho

Ingredientes:
20 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de azeite
suco de 1 limão
6 colheres (sopa) de salsinha picada
1 xícara (chá) de alho porro picadinho
sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de Fazer:
Descasque os dentes de alho e pique. Coloque em um recipiente e misture a salsinha e o alho porro. Tempere com sal e pimenta do reino. Transfira para um frasco de vidro esterilizado e com tampa. Junte o suco de limão e o azeite. Tape e deixe tomar gosto por 5 dias.
Use para saladas, temperos, refogar legumes e carnes em geral.

Azeite Aromático

Ingredientes:
1 colher (sopa) de orégano seco
12 pimentas malaguetas vermelhas, secas
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
4 pés de tomilho fresco
4 pés de alecrim fresco
4 folhas de louro fresco
1 xícara (chá) de azeite

Modo de Fazer:
Em um frasco de vidro esterilizado, disponha camadas de orégano, malaguetas e sementes de erva-doce. Junte as ervas frescas. Este azeite é bom para regar, verduras frescas ou grelhadas, carnes ou aves grelhadas e pizzas.

Azeite com Ervas Aromáticas

Ingredientes:
1 litro de azeite
2 dentes de alho com casca
2 ramos grandes de alecrim
1 colher (chá) de pimenta do reino branca em grão
1 colher (chá) de pimenta do reino preta em grão
1 colher (chá) de pimenta vermelha em grão

Modo de Fazer:
Separe 1/6 da garrafa e azeite o reserva. Lave e seque o alecrim. Reserve. Coloque o alho e as pimentas na garrafa. Coloque o alecrim e complete com o azeite que foi retirado. Tape e deixe macerar por 2 meses.
Se quiser escolha uma erva de sua preferência: tomilho, sálvia, manjericão, salsinha hortelã e acrescente ao azeite.
Para saladas, fritar carne, peixe, aves legumes e refogar, entre outros usos.

Azeite com Manjericão

Ingredientes:
200ml de azeite
1 xícara (chá) de manjericão fresco
sal e pimenta

Modo de Fazer:
Ponha o azeite e o manjericão numa picadora e processe até obter um molho homogêneo. Tempere e conserve na geladeira.
Sirva com saladas, patês de vegetais grelhados e vegetais.
Azeite de Alho e Piripiri

Ingredientes:
4 dentes de alho
1 ramo de alecrim
1 pimenta malagueta seca
azeite (a quantidade depende do tamanho do vidro a ser utilizado)

Modo de Fazer:
Descasque os dentes de alho e corte em lâminas finíssimas. Coloque o alho num vidro esterilizado. Junte o alecrim e a malagueta e acrescente o azeite.Deixe repousar uma semana antes de usar, para que o azeite ganhe mais gosto. Conserve num lugar fresco.

Azeite Aromatizado

Ingredientes:
6 dentes de alho
1 colher (sopa) de orégano
4 pimentas dedo-de-moça ou malagueta
10 folhas de louro
1 galho de alecrim
azeite (a quantidade depende do tamanho do vidro a ser utilizado)

Modo de Fazer:
Arrume o alho, orégano, pimentas, louro e alecrim sobre uma folha de papel absorvente e dentro de uma assadeira. Leve ao forno por alguns minutos.
Depois que estiverem frios coloque no vidro.
A seguir, complete com o azeite.
Tampe bem e guarde em local escuro e fresco.

Azeite com Alho e Alecrim

Ingredientes:
1 ramo de alecrim
3 dentes de alho
250ml de azeite

Modo de Fazer:
Arrume, em uma garrafa esterilizada, 1 ramo de alecrim. Em uma panela pequena, coloque os dentes de alho e aqueça lentamente. Acrescente o azeite e desligue o fogo. Despeje o alho com o azeite na garrafa com o alecrim e tampe.

Azeite com Amêndoas
Ingredientes:
10 amêndoas sem pele
400ml de azeite
100ml de óleo de milho

Modo de Fazer: Coloque as amêndoas em uma garrafa esterilizada. Despeje o azeite e o óleo por cima e tampe. Deixe descansar por 2 meses antes de consumir.

Azeite de Lima-da-Pérsia

Ingredientes:
2 tiras de casca de lima-da-pérsia

Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Corte a casca da lima o mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo). Junte a casca picada em quadrados bem pequenos ou em fios, ao azeite.
Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite e as cascas de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use para sobremesas como Cheesecake, Torta de Limão, Mousse de Maracujá ou outro doce que tenha um toque ácido ou cítrico.

Azeite de Pimenta

Ingredientes:
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e sem a membrana branca, picadas
1 colher (chá) de alho picado

Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Junte as pimentas e o alho picados em quadrados de 0,7 cm, mais ou menos. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use sobre arroz, feijão, carnes ou outros pratos de sabor marcante.

Azeite de Alecrim

Ingredientes:
3 ramos de alecrim (só as folhas)
1 colher (chá) de alho picado

Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Junte o alecrim e o alho picado. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Ótimo para usar em pizzas, queijo fresco e pratos que levam queijo.

Azeite com Cogumelos

Ingredientes:
1 colher (sopa) de shiitake piacado
1 colher (sopa) de cogumelo paris picado
1 colher (chá) de alho picado

Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Pique o shiitake, o cogumelo paris e o alho em quadrados de 0,7 cm, mais ou menos e junte ao azeite. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use para condimentar risotos, massas, carnes assadas e carnes com molho à base de vinho.

Azeite de Ervas – Alex Atala

Ingredientes:
30g de salsinha
10g de sálvia
10g de tomilho fresco
10g de orégano
15g de alecrim
500ml de azeite

Modo de Fazer:
Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua e misture ao azeite. Aqueça essa mistura a 80 ºC por 2 horas, no fogo baixo em banho-maria.Retire do fogo e espere esfriar. Passe a mistura por uma peneira com pano a fim de eliminar impurezas.

Azeite de Ervas Chef Ercolino Crugnale

Ingredientes:
60g salsinha
30g estragão
30g tomilho
120ml de azeite

Modo de Fazer:
Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua.Branquear as ervas por 10 segundos em água fervente, retirar e colocar em água fria para interromper o processo. Juntar o óleo e processar no liquidificador até formar um purê, passar por um chinoir com pano para retirar todos os sólidos.

Azeite de Manjericão

Ingredientes:
1 maço de manjericão
água
300ml azeite de oliva ou óleo de canola

Modo de Fazer:
Cozinhe as folhas de manjericão em água fervente por mais ou menos 1 minuto. Escorra e coloque na água com gelo. Escorra novamente apertando com as mãos até retirar o excesso de água. Bata bem no liquidificador com óleo de canola.Coloque numa panela em fogo baixo por 5 minutos, até que o óleo fique bem verde. Coe com o pano.

Azeite com Limão Siciliano

Ingredientes:
2 ou 3 limões silicianos
250ml azeite de oliva

Modo de Fazer:
Retirar a casca do limão. O mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo. Descascar o limão retirando a parte branca e deixando somente a polpa, cortar em pedaços menores e retirar as sementes. Bater a casca no processador com a lâmina de cortar, acrescentar a polpa do limão e o azeite, pulsar algumas vezes, não bater muito, o limão não poderá se transformar em purê e nem emulsionar com o azeite. Retirar e deixar descansar a temperatura ambiente por 02 horas (mexer algumas vezes, sem bater, para misturar limão e azeite). Após coar em um pano de algodão (pré- lavado), acondicionar em um vidro e deixar para descansar para separar o suco do azeite aromatizado. Guardar na geladeira e usar em até 1 semana.

Você já provou uma massa aromatizada com Azeite de Trufas, o conhecido Alho e Óleo ou o Molho Pesto? Divinos, não é mesmo?
Seja criativo e crie outras tantas delícias, harmonize o aroma das especiarias, seu sabor com o óleo e faça o seu Azeite Aromatizado.
Enquanto você não faz aquele poderoso e único, no mercado existem bons produtos. Os da marca Borges são elaborados sem adição de qualquer essência ou conservantes, com a colaboração de Ferran Adrià.

Receber um presente preparado artesanalmente é sempre um carinho a mais.
Ideias de plaquinhas para os azeites!

placas azeites

Passadeiras de Mesa

Tá cansada de suas toalhas brancas! Use sua criatividades com as cores dos tecidos!
Ficam super legais em mesas sendo usados de forma cruzada!

Costurinha reta para as meninas que ainda não tem muita intimidade com a máquina de costura. Para fazer, é só comprar a metragem da mesa dando 30 cm de folga de cada lado e passar a costura reta para o acabamento. Os guardanapos podem ser bandanas compradas prontas ou costuradas, e para valorizar mais, os guardanapos poderiam ser duplos com cores diferentes na frente e no verso. Dá para fazer uma passadeira de cada cor, guardanapos coloridos, uma festa!!...

 







Gelo com Charme



A-D-O-R-E-I! Manter o suco geladinho com uma grande pedra de gelo feita numa forma linda! Usar o mesmo ou outro sabor de suco ao invés de água pode ser muito interessante também...




Um charme servir uma água aromatizada!




Lembram do post do coller de garrafas decoradas!

É verão, refresque-se!!

Aromatizando Sua Casa

Os 5 sentidos dos seres humanos são fundamentais para que nosso corpo perceba o que está ao nosso redor e assim nos ajuda a perceber e integrar com o espaço em que vivemos. Um destes sentidos é o olfato, que nos permite sentir os cheiros ou odores do ambiente.

Quem não gosta de entrar em casa e sentir aquele aroma gostoso do seu lar? Até mesmo dentro do carro cada pessoa tem seu cheiro próprio e, muitas vezes, identificamos algo ou alguém apenas pelo seu perfume.

Algumas dicas para deixar sua casa mais cheirosa. Para a sala de estar é interessante utilizar as varetas (foto), pois elas espalham o aroma enquanto houver líquido no vidro e assim, não precisa ficar ascendendo ou ligando como no caso do incenso ou dos difusores. Alguns aromas indicados para sala são tangerina (relaxante), lima (energizante), grapefruit (restaurador), gerânio e lemongrass (calmantes).





Para o banheiro, a vela ou difusor são a melhor opção, pois se ascende apenas enquanto estiver usando o cômodo ou quando receber visitas. Algumas fragrâncias usadas em lavabos são: hortelã (revigorante), eucalipto (refrescante), pinho (estimulante) e maracujá (calmante).



O quarto é o cômodo mais pessoal de toda a casa, por isso recomendam-se aromas que tragam tranquilidade e serenidade. As essências recomendadas são: lavanda (relaxante e antidepressivo), patchuli e sândalo (afrodisíacos), gerânio (calmante) e cedro (relaxante e sedativo). Pode-se espalhar os aromas com borrifadores na roupa de cama antes de dormir, ou então, pingar algumas gotinhas em um difusor e deixar ligado duas horas antes de dormir.



Humm!! Cheirinho bom! Neste post anterior ensinei como fazer o aromatizador de ambientes!

Bjinhos

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Anfitrião ou Hóspede

Iara Venanzi


Chegou as férias, o verão e a época de receber ou ser recebido por parentes e amigos.
Quer fazer bonito?
Receber visitas em casa não é uma tarefa muito difícil. Para evitar gafes, basta apenas seguir algumas normas de gentileza. A visita deve proporcionar horas (ou dias) de descontração, prazer e divertimento. Para isso, você deverá cuidar de pequenos detalhes para que tudo saia da melhor maneira possível.

Dicas para o anfitrião:- Não é preciso ter uma casa de revista, mas para obter uma boa impressão, perfume e decore a casa com flores e preste atenção ao detalhes.
- Nunca convide um número de pessoas maior do que sua casa pode acolher.
- Não tente dar uma de reconciliador e convidar pessoas que não se falam há algum tempo ou convidar pessoas que você sabe que não têm nada em comum umas com as outras.

Para hospedar:- Prepare um canto para o hospede, pode ser um quarto de hóspede, um sofá-cama na sala de TV ou um colchão no escritório. O que não pode faltar é roupa de cama limpa, um lugar para a mala e artigos de higiene no banheiro.
- Explique a rotina da casa e os hábitos domésticos. Abra os armários, mostre onde guarda as coisas na cozinha.
- Além de lençóis e toalhas bem passados, ofereça ao convidado um guia da cidade e o caderno cultural da semana.
- Prepare uma cesta ou bandeja com água mineral, frutas, barrinha de cereal, chocolate e salgadinhos.
- Ofereça despertador, luminária e revistas ou livros.
- Reserve uma parte do armário com cabides ou até mesmo gavetas.
- Se o visitante tiver que dormir no colchão no chão, coloque sobre um tatame ou esteira para parecer mais confortável.
- Nunca deixe de ser você.
- Deixe claro, que determinadas atitudes como fumar em casa podem incomodar.

Dicas para o hóspede: - Mesmo que o anfitrião diga: "Sinta-se em casa" lembre-se a casa não é sua.
- O hóspede deve ser quase invisível e não interferir no cotidiano doméstico.
- Reserve um tempo com o anfitrião, mas se ele não puder passear com você vire-se sozinho
- Mantenha a arrumação geral da casa, a higiene do banheiro e a louça limpa. Procure saber onde tem papel toalha, desinfetante, pano de chão.
- Seja prestativo.
- Se você gosta de cozinhar e o anfitrião concordar, promova um jantar.
- Não seja espaçoso e folgado.
- O prazo máximo de estadia na casa de amigos e parentes é de uma semana e jamais prorrogue o período combinado.
- Antes de ir embora, ofereça uma gratificação para a empregada e informe o dono da casa sobre o agrado.
- No final da estadia, ofereça um mimo para o anfitrião, deixe um bilhete de agradecimento com um arranjo de flores naturais ou chocolates. Esse é um gesto delicado e que causa ótima ultima impressão.

"Hóspede é como uísque: dá dor de cabeça se é ruim e deixa alegre quando é bom".
Claudia Matarazzo


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cestinha Scrap - Faça você mesma!

Aqui cabe tudo, desde cachorro quente ou pipoca para festa da criançada!

Feitos com papel de scrap, você poderá imprimir na papelaria de acordo com sua festa!

Segue o site onde você baixa o "Template" e faz a sua impressão!

Baixe aqui!

Adorei!


DIY_StrawberryShortcake_Basket

Etiquetas Modernas - Parte I

Tipos de Serviço




- À Francesa: quando a refeição é servida por um garçom, pela esquerda do convidado, numa travessa grande. Esta modalidade também permite que o convidado se sirva da comida apresentada pelo garçom. Os pratos serão retirados pela direita do convidado.

- À Inglesa: neste tipo de serviço a comida já vem servida no prato, ou seja, os pratos são trazidos prontos pelo garçom e são colocados na mesa pelo lado direito do convidado. Algumas vezes o prato vem coberto por uma proteção de metal que serve para mantê-lo aquecido e deve-se aguardar o garçom retirá-la.

- Bufê ou Jantar Americano: modelo mais comum e ideal quando se tem um número grande de convidados ou não há acomodações para todos. No jantar tipo Bufê, as travessas de comida ficam dispostas em uma mesa grande. Neste caso, pode ou não haver garçom para ajudar a servir.


Na Hora de Servir

 


- O anfitrião é o último a se servir ou ser servido e costuma-se esperar que ele comece a comer para que os demais comam. Porém, é gentil que o dono da casa diga aos demais que não o esperem e fiquem à vontade.

- No caso de não saber como se portar, siga os anfitriões e se eles errarem, jamais os corrija.

- Ao montar um bufê ou mesa de serviço procure agrupar os pratos a serem servido de acordo com o paladar e se não colocar os pratos e talheres em outro aparador, os agrupe numa das laterais.

- Nunca deposite pratos usados no bufê de alimentos. Se houver alguém ajudando a servir conte com esta ajuda.

- Caso os convidados tenham de se servir sozinhos, não se esqueça de apoiar os talheres de serviço em pratinhos ou descansos à direita das travessas, nunca dentro delas.

- Em um jantar estilo americano: posicione os pratos de maneira organizada e respeitando a ordem - entrada, prato principal e sobremesas.


Cardápio




- O cardápio são os pratos que serão servidos.

- O menu deve ser bem estudado para que combine os pratos entre si. Deve-se procurar agradar os vários tipos de convidados oferecendo opções para quem tem alguma restrição alimentar.

- O menu poderá vir especificado em cartões que ficam sobre a mesa, um para cada dois lugares.

-A ordem correta de apresentação é: entrada, o prato principal (carne branca ou vermelha e acompanhamentos), sobremesas, queijos e frutas. Na sequência, café ou licores.

- Sorbet: é um tipo de sorvete de frutas servido em menus mais sofisticados entre um prato e outro como tira-gosto.

Comer




- Saladas: nunca picote as folhas com sua faca, faça trouxinhas.

- Massas: não necessitam do uso das facas. Use garfo e colher.

- Frutos do mar: os que vierem com casca devem ser servidos abertos, mas lembre-se que existem apetrechos especiais para quebrá-las caso necessário.

- Pães: não corte o pãozinho com a faca da manteiga. Ele deve ser cortado com a mão.

- Sobremesas: tome sorvete com colher e coma bolo com garfinho.

- Azeitonas: se estiverem com caroço, este deve ser retirado com o auxílio da mão em forma de concha e colocado no cantinho do prato ou no pratinho de pão.

- Alcachofra: retire e coma as pétalas com as mãos. Depois coloque as pétalas em um pratinho ou no canto do prato.

- Aspargos: Come-se com as mãos quando são apresentados frescos.

- Aperitivos: canapés, cenourinhas, pepinos, etc. devem ser degustados com as mãos.

Em breve mais dicas!


Bjinhos