terça-feira, 7 de agosto de 2012

Como montar seu Bar de Bebidas!


Dizem que é sempre bom ter algo em casa para oferecer para as visitas. Mas e quem ainda não tem nada, como saber por onde começar?

Vamos começar pelo básico, as bebidas. Não existe um padrão completamente certo para a disposição das garrafas, mas é interessante ofertar bebidas variadas a fim de agradar aos diferentes gostos. O ideal é manter o equilíbrio, colocar aquela sua bebida favorita, seja uma vodka ou um whisky de uma marca qualquer, e outras de gosto comum, mais populares. Fora isso, normalmente é usual ter garrafas de whisky, vodka, conhaque e licores. 

Agora vem a segunda questão: onde montar seu pequeno bar?! Pois digo a vocês que essa é a parte mais fácil, em um aparador, na estante (cristaleira), no cantinho do armário ou até mesmo em uma bonita bandeja, proporcionando ainda mais liberdade para você sempre mudar de lugar. Não existem regras estabelecidas, apenas tome cuidado de manter o bar em um local onde você irá permanecer com os amigos, mas fora isso o ideal é usar a criatividade, pois até uma parte inutilizada de uma cômoda pode se tornar um ótimo bar. Confira algumas fotos para te inspirar: 


Armazenagem 

Destilados não precisam de refrigeração, mas devem ser mantidos longe do alcance direto do sol. Os licores, por sua vez, preferencialmente vão na geladeira. Em caso de impossibilidade, procure um local de sombra e com temperatura mais baixa, entre 15 e 18 graus célsius.

Quanto ao prazo de validade, Polo diz que os destilados não sofrem tanto com a ação do tempo, mas que os licores duram uma média de quatro meses - por isso, sugere, deve-se colocar uma etiqueta na garrafa indicando a data de abertura.


Copos 


Além das bebidas, é importante que o bar em casa tenha os copos indicados para cada tipo de drinque. A quantidade vai depender de quantas pessoas o anfitrião pretende ou costuma receber. Via de regra, um jogo de seis, como o das louças da cozinha, é um bom começo.

Para as bebidas de alto teor alcoólico (acima de 45%), como o uísque, o ideal são os copos de short drink, onde se costuma servir uma dose, de 50 ml, ou uma dose dupla. Esses copos são baixos e têm base grossa.


Como montar um bar em sua casa - Especialista sugere bebidas e marcas, indica quais copos usar e ensina a preparar drinques
Como montar um bar em sua casa - Especialista sugere bebidas e marcas, indica quais copos usar e ensina a preparar drinques
A regra tem algumas exceções, como a tequila, com a qual se usa o copo cowboy - o popular martelinho.


A vodka também deve ser servida nas chamadas taças de martíni, ou taças de short drink. Elas têm a haste longa e o bojo triangular, com a boca bem aberta e a base estreita.


A taça usada para o conhaque tem o formato oposto: a base é ampla e a boca é fina. Isso faz com que o aroma da bebida fique concentrado no bojo e seja mais facilmente percebido. A haste destas taças também é mais curta.


Licores devem ser servidos em taças de pequeno porte, cuja altura é semelhante à do copo cowboy, cerca de dez centímetros de altura.
A exceção são os licores de grande estrutura - como o Frangelico e o Malibu -, com os quais se usa uma taça de bojo ovalado e boca pequena.


Minha nova paixão são as taças de licor de Bico de Jaca.
Fica lindo ter uma de cada cor em sua bandeja.




Para a cerveja - que não entra no cardápio do home bar, mas não sai da carta de bebidas do brasileiro -, o copo indicado é a tulipa. "Mas muitos hoje preferem os copos em estilo boteco", comenta o professor. Ele lembra, também, que com a popularização das cervejas artesanais, muitos apreciadores gostam de ter os copos específicos para cada tipo - de trigo, lager, escura, etc. Sem contar os modelos "divertidos" disponíveis no mercado.

Como montar um bar em sua casa - Especialista sugere bebidas e marcas, indica quais copos usar e ensina a preparar drinques 
Uma breve descrição dos copos mais utilizados.




Utensílios indispensáveis para bebidas!



1 balde de gelo - Se você tiver um que feche bem, evitando que ele derreta, terá gelo por mais tempo. Você sabe que quanto mais gelo tivermos em um bar melhor.


Balde para colocar vinho branco ou pro seco no gelo - Alguns vinhos são tomados gelados, portanto tenha um balde sem tampa para colocar gelo e água e as garrafas dentro.


Como montar um bar em sua casa - Especialista sugere bebidas e marcas, indica quais copos usar e ensina a preparar drinques

Dica :)
Para um gelo com melhor aspecto encha as formas com água quente. 
As pedras ficarão mais transparentes e sem bolhas de ar.

1 coqueteleira - Coqueteleira é usada para misturar bebidas espessas, suco de frutas com licores, qualquer xarope para coquetéis.
A coqueteleira é um copo bem alto geralmente de inox, fechado encima para batermos a bebida e com um coador acoplado para facilitar o barman colocar o coquetel já coado nos copos.

Como montar um bar em sua casa - Especialista sugere bebidas e marcas, indica quais copos usar e ensina a preparar drinques

1 dosador de Whisky - É utensílio indispensável em um bar, O anfitrião deve saber quanto de bebida está servindo a seu convidado e também a dosagem certa dos ingredientes de um coquetel.

1 pilão para caipirinhas - Este utensílio é de madeira e serve para amassar frutas para se fazer caipirinhas.

1 espremedor de limão

1 copo para mexer coquetéis que não possam ser agitados - Existem coquetéis em que os ingredientes devem ser misturados sem que o barman o agite. Neste caso usamos um copo alto para este fim.

2 bastões para mexer coquetéis de cabo longo - Quando for mexer coquetéis em copos altos, você vai precisar de bastões altos. Tenha uns 2 ou 3 para facilitar o serviço.

1 colher de mexer coquetéis de cabo longo - A colher de cabo longo serve também para mexer coquetéis.

1 coador - Quando queremos um coquetel de textura fina, devemos coá-los em um coador de bar, antes de coloca-lo nos copos.


1 faca pequena de serra - Tenha uma faca pequena de serra apenas para o bar. É sempre necessário cortar ao meio ou em fatias, o limão, a laranja e outras frutas ou legumes usados em coquetéis.


1 tábua para cortar frutas - A tábua do bar não pode seu usada na cozinha ou em qualquer outro lugar pois irá dar gosto de comida no coquetel e este ficará horrível.

1 pegador de gelo - Não devemos pegar o gelo do balde com a mão e sim com o pegador apropriado. Usando o pegador não colocamos no copo água que se depositou no fundo do balde.


Saca-rolha para vinhos e abridor de garrafa - Além do mais comum, existem no mercado vários outros. Um que injeta ar na garrafa para a rolha ir saindo, outro que tem auxiliadores para segurar a boca da garrafa. Existe uma infinidade de modelos de abridores de garrafas. Cada dia o mercado nos oferece um mais moderno. Existe um chamado "amigo do barman", que é multiuso.

1 jarra pequena para água - No bar sempre devemos ter água gelada para colocarmos no wisky.

1 jarra maior para suco de frutas ou caipirinha feita com antecedência - Quando você der uma festa grande, esprema o suco das frutas que você vai usar em seus coquetéis com um pouco de antecedência, mas não muita, pois, senão, o gosto da fruta se altera. Coloque em jarras cobertas, na geladeira.

Se a festa for grande e você for servir caipirinha, faça dois ou três sabores deste aperitivo, com antecedência e deixe em jarras na geladeira. Na hora de servir coloque um pouco no copo apropriado e acrescente algumas pedras de gelo.

Descansa copos - Outro utensílio de bar indispensável, pois o copo gelado sua e mancha mesas de madeira, vidro e outros materiais.

Panos de prato só para o bar

Você está tendo todo este capricho para montar seu bar doméstico, não vai querer usar um pano velho e feio. Tenha panos de prato só para o bar. Existem panos com motivos de bar.

Guardanapos
Canudos - Algumas ideias de canudos personalizados aqui
Apetrechos sofisticados: 

Marcadores de Taças - É uma argolinha com um pequeno objeto identificador, para que cada pessoa saiba qual é seu copo.

Termômetro - Para ver a temperatura do vinho.

Colarinho de garrafa - Para não escorrer gotas de vinho.

Tampa para fechamento hermético - Assim a sobra do vinho dura mais alguns dias.


Depois de tudo isso aprenda a fazer uns drinques legais! :)

Bjinhos

2 comentários:

  1. Ótimas dicas! É sempre bom ter um barzinho bem montado, né?

    Beijokinhas e lindo dia!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza!Obrigada por estar sempre por aqui! Bjoss Taci

      Excluir

Seu comentário sempre será sempre bem vindo!