quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Como Fazer Uma Boa Lista de Presentes de Casamento



Depois de encontrar alguém especial para compartilhar a vida, é hora de oficializar a união. E haja organização e planejamento! Além de igreja, decoração, convite, recepção no espaço de festas e convidados, ainda tem a lista de presentes. Essa, talvez, pareça a melhor parte – e a mais simples. Mas muitos pontos devem ser levados em consideração para evitar a troca e a repetição de faqueiros, cafeteiras e jogos de prato.

“O objetivo é justamente não ganhar itens iguais e, para isso, ela deve ser muito bem pensada. Em vez de pedir uma leiteira de inox e outra de vidro, o que não faz sentido, é melhor pedir um mesmo conjunto de panelas em maior quantidade para combinarem”.

Algumas noivas gostam de informar onde está a lista junto ao convite, mas outras não preferem, mesmo assim temos alguém sempre em comum ou bem próximos dos noivos para perguntar.
 

O convite que costuma ser entregue de 30 a 60 dias antes da data da festa – a definição das lojas, porém, deve ser determinada com, pelo menos, três meses de antecedência. Se o convite não fizer nenhuma menção onde as compras deverão ser feitas, é de bom tom ligar para a família dos noivos ou perguntar diretamente a eles.

Para selecionar as lojas, o primeiro passo é visitar todas para pesquisar os produtos, os preços, e entender as facilidades que cada uma oferece para os clientes. Não é recomendado deixar a lista em apenas um lugar. A dica é selecionar um especializado em eletrônicos e eletrodomésticos, e outro em utensílios e presentes em geral. “Também é importante que a loja seja de fácil acesso e tenha a opção de compra pela internet. Depois de apurar todas essas informações, será possível, então, definir as eleitas”.

Normalmente, os escolhidos para ficar no altar tornam-se responsáveis pelos presentes de alto custo, como televisão, geladeira, freezer, fogão, máquina de lavar ou móveis. Mas, caso não tenham condições financeiras, é uma boa ideia se unirem para entregar um único presente caro no lugar de vários com valores menores. “Não se deve pedir nada, o ideal é que os padrinhos se mobilizem para perguntar o que os noivos desejam ganhar”.

“Se quiserem oferecer algo especial, entrarão em contato com o casal”.

Não existe limite de preço: é permitido incluir todos os itens que necessitam para a nova casa, desde que esteja dentro do padrão social dos convidados. A não ser para os pais, que contribuem com as despesas e a compra da casa, pedir dinheiro é extremamente deselegante – mesmo que os noivos tenham planos de viver no exterior ou já morem juntos.

O educado é que o presente seja enviado antes da cerimônia, mas as regras nem sempre são tão rígidas. “Se a pessoa estava ausente da cidade, estava sem dinheiro no momento ou não pôde comprar por qualquer motivo que seja, é compreensível dar um tempo depois”.

“O importante, no fim, é a lembrança e o carinho, afinal o casamento é uma comemoração afetiva”.


10 Dicas Rápidas para Ter Sucesso na Sua Lista de Presentes

• Antes de fazer sua lista, tenha em mente os produtos que vai utilizar, a decoração e cores escolhidas para decorar a sua casa e produtos que você não tenha e que vai precisar no dia-a-dia.

• Pesquise na internet antes de ir à loja, para ver quais produtos estão no mercado e faça uma lista em casa dos produtos que vai pedir para evitar que você peça produtos a mais do que precisa.

• Escolha mais de uma loja para abrir as possibilidades de produtos que realmente lhe agradam e que você precisa na sua casa.

• Você pode escolher uma loja de eletrodomésticos, utensílios domésticos e de cama, mesa e banho para fazer sua lista.
• Na loja verifique: Prazo de entrega, frete, trocas, garantia de entrega e se há taxas a serem pagas pelos noivos para evitar imprevistos.

• Faça uma lista diversificada com preços diferentes para que os convidados possam escolher o presente de acordo com as possibilidades de cada um.

• Na lista, especifique o produto desejado: cor, tamanho, tipo e etc para que o convidado não tenha dúvidas ou compre o produto errado.

• Divulgue sua lista de casamento no blog dos noivos, caso tenha um.

• Se preferir, anexe um cartãozinho ao convite de casamento.

• Se você já tem a sua casa montada, a opção é pedir objetos de uso pessoal ou decorativo para a casa. Tem a opção também da cota de viagem da lua-de-mel que é providenciada por agências de turismo.

Bjinhos

6 comentários:

  1. Oi Taciana, adorei seu blog! Nos interessamos por assuntos parecidos e acho que você também curtiria ver o nosso curso de Mise en Place.
    Tem um teaser gratuito para você ter um ideia de como ele é.

    http://goo.gl/Jx5vE

    Aproveita e dá uma olhada nas entrevistas gratuitas. Mostramos os serviços de lugares incríveis pelo mundo. Hotéis-restaurates-sommeliers-chefs renomados-donos de vinícolas. Nosso objetivo é trazer o melhor da hospitalidade para o Brasil.

    Espero que goste!
    um beijo
    Eva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eva, Gostaria muito de te conhecer e olhar seu material mas não consigo visualizar, me envia por e-mail.

      contatomiseenplace@hotmail.com

      Bjos Taci

      Excluir
  2. E que tal as listas de presentes de casamento, onde o objetivo é arrekadar o dinheiro para utilizar como quiser? É muito comum para noivos que já moram juntos ou que moram a sós porém já têm a maioria dos eletros e utensílios. O Arrekade oferece uma página gratuitamente e a lista de presentes de casamento já vem pronta e completa como sugestão.

    ResponderExcluir
  3. Que tal listas de presentes onde o intuito é arrekadar dinheiro para viabilziar uma viagem ou até reformas para os noivos? É muito comum os noivos já morarem juntos, ou morarem a sós, porém já têm a maioria dos eletros e utensílios domésticos. Com uma página gratuíta e uma lista de presentes de casamento pronta e completa de sugestão, o Arrekade oferece aos noivos a possibilidade de arrekadar fundos para utilizarem como quiserem! O que acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho a ideia fantástica! Muito legal! Obrigada pela vista! Bjoca

      Excluir

Seu comentário sempre será sempre bem vindo!