terça-feira, 8 de maio de 2012

Verrines

 

VERRINE

O nome é de origem francesa verre que significa “copo”. Faz parte da culinária moderna, normalmente usado em entradinhas ou sobremesas. Mas você pode elaborar o seu em seus copinhos ou em suas taças de vinho.

 
 

A moda das verrines é relativamente nova até mesmo fora do Brasil, foi nos últimos cinco anos que os copinhos ganharam força, fazendo com que os chefs inventassem mil formas de servi-los. Os livros com receitas também se multiplicaram! O visual contemporâneo das verrines sempre chama atenção – por trás delas, porém, se escondem receitas quase sempre muito simples.

Apartir de hoje irei sempre postar algumas dicas de Verrines algumas doces e outras salgadas.





Além da parte gastronômica a verrine tem função decorativa, servida em vidros ou acrílicos transparentes para mostrar a combinação perfeita de cores e texturas em camadas. Agradável aos olhos e ao paladar é uma solução prática e útil na decoração da sua mesa ou festa.

Uma mesma verrine pode conter vários elementos alguns chefs dizem que até cinco ingredientes diferentes está ótimo.

Nas verrines doces podem conter mouses, cremes, sorvetes, frutas, bolo, suco de fruta, gelatina, chantilly, tiramisu, castanhas, paçocas, geléias, cremes e muito mais, dispostos em camadas, alternando também com licor ou rum.




Nas verrines salgadas (entradinhas) você pode utilizar bacalhau, cremes salgados, suflês, saladas, cogumelos, cremes de queijos, creme de abobora com carne de sol entre outros.




A criatividade não impede nada, mas deve existir uma sincronia nos sabores entre as camadas de sua verrine, quanto mais colorida mais bonita ela ficará.

Uma grande dica é o livro Verrine Express!



Em breve algumas receitinhas! :)

Bjos

Um comentário:

Seu comentário sempre será sempre bem vindo!