segunda-feira, 9 de abril de 2012

Fondue - Como Servir!



Dicas para você se sair bem! ;)

Fondue de Queijo

Serve-se com vinho branco. O fondue tradicional, de origem suíça, é o de queijo. É uma mistura de queijos fortes e um pouco de bebida alcoólica. Vem à mesa em panelas especiais, já derretido, e é colocado no centro da mesa sobre um réchaud aceso.

Cada convidado sentado recebe um pratinho de sobremesa e um garfo especial longo.

Com a mão, pegue pedaços de pão, que deve estar numa cesta cortado em quadradinhos, e coloque no seu pratinho individual. Mergulhe um pedaço de pão no queijo derretido e ponha no pratinho. Leve-o à boca com o garfo. Esta operação fará com que o fondue esfrie um pouco, podendo ser levado à boca imediatamente.

Todos comem de uma mesma panela. Em serviços menos sofisticados, apenas o garfo especial longo é apresentado; então leve-o à boca com cuidado para não queimá-la.




Fondue de Carne

Serve-se com vinho tinto. Coloque alguns pedaços de carne no seu pratinho individual. Vários molhos picantes são apresentados à parte. Ponha um pouco dos seus preferidos no canto do seu prato individual. Use o garfo longo para espetar um pedaço de carne e fritar na panela que foi colocada cheia de óleo fervente sobre o réchaud, no meio da mesa. Depois de frito, leve-o ao prato individual e passe nos molhos de seu gosto, que já estão em seu pratinho.

Em serviços mais sofisticados, a carne é comida com garfo e faca.





Fondue de Chocolate

Podemos oferecer um licor para acompanhar. Este fondue nada mais é do que chocolate derretido, que fica na panela sobre o réchaud no meio da mesa. Coloque pedaços de frutas no seu pratinho individual, corte-os de um tamanho que possa ir à boca e, com o auxílio do espeto, mergulhe um de cada vez no chocolate. Gire o garfo especial longo para que o chocolate não pingue na mesa e leve-o até o pratinho individual.

Em serviços finos, usa-se garfo para levar a fruta até a boca, senão leva-se o próprio espeto à boca, com cuidado para não se queimar. É uma sobremesa ideal para inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário sempre será sempre bem vindo!