quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Etiquetas Modernas - Parte I

Tipos de Serviço




- À Francesa: quando a refeição é servida por um garçom, pela esquerda do convidado, numa travessa grande. Esta modalidade também permite que o convidado se sirva da comida apresentada pelo garçom. Os pratos serão retirados pela direita do convidado.

- À Inglesa: neste tipo de serviço a comida já vem servida no prato, ou seja, os pratos são trazidos prontos pelo garçom e são colocados na mesa pelo lado direito do convidado. Algumas vezes o prato vem coberto por uma proteção de metal que serve para mantê-lo aquecido e deve-se aguardar o garçom retirá-la.

- Bufê ou Jantar Americano: modelo mais comum e ideal quando se tem um número grande de convidados ou não há acomodações para todos. No jantar tipo Bufê, as travessas de comida ficam dispostas em uma mesa grande. Neste caso, pode ou não haver garçom para ajudar a servir.


Na Hora de Servir

 


- O anfitrião é o último a se servir ou ser servido e costuma-se esperar que ele comece a comer para que os demais comam. Porém, é gentil que o dono da casa diga aos demais que não o esperem e fiquem à vontade.

- No caso de não saber como se portar, siga os anfitriões e se eles errarem, jamais os corrija.

- Ao montar um bufê ou mesa de serviço procure agrupar os pratos a serem servido de acordo com o paladar e se não colocar os pratos e talheres em outro aparador, os agrupe numa das laterais.

- Nunca deposite pratos usados no bufê de alimentos. Se houver alguém ajudando a servir conte com esta ajuda.

- Caso os convidados tenham de se servir sozinhos, não se esqueça de apoiar os talheres de serviço em pratinhos ou descansos à direita das travessas, nunca dentro delas.

- Em um jantar estilo americano: posicione os pratos de maneira organizada e respeitando a ordem - entrada, prato principal e sobremesas.


Cardápio




- O cardápio são os pratos que serão servidos.

- O menu deve ser bem estudado para que combine os pratos entre si. Deve-se procurar agradar os vários tipos de convidados oferecendo opções para quem tem alguma restrição alimentar.

- O menu poderá vir especificado em cartões que ficam sobre a mesa, um para cada dois lugares.

-A ordem correta de apresentação é: entrada, o prato principal (carne branca ou vermelha e acompanhamentos), sobremesas, queijos e frutas. Na sequência, café ou licores.

- Sorbet: é um tipo de sorvete de frutas servido em menus mais sofisticados entre um prato e outro como tira-gosto.

Comer




- Saladas: nunca picote as folhas com sua faca, faça trouxinhas.

- Massas: não necessitam do uso das facas. Use garfo e colher.

- Frutos do mar: os que vierem com casca devem ser servidos abertos, mas lembre-se que existem apetrechos especiais para quebrá-las caso necessário.

- Pães: não corte o pãozinho com a faca da manteiga. Ele deve ser cortado com a mão.

- Sobremesas: tome sorvete com colher e coma bolo com garfinho.

- Azeitonas: se estiverem com caroço, este deve ser retirado com o auxílio da mão em forma de concha e colocado no cantinho do prato ou no pratinho de pão.

- Alcachofra: retire e coma as pétalas com as mãos. Depois coloque as pétalas em um pratinho ou no canto do prato.

- Aspargos: Come-se com as mãos quando são apresentados frescos.

- Aperitivos: canapés, cenourinhas, pepinos, etc. devem ser degustados com as mãos.

Em breve mais dicas!


Bjinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário sempre será sempre bem vindo!