sábado, 14 de janeiro de 2012

Azeites Aromatizados



Atualmente os azeites aromatizados estão cada vez mais populares e procurados. É legal ter uns vidros na cozinha que além de decorativos é um condimento interessante e para completar, tem os próprios benefícios do azeite à nossa saúde.
Eles são utilizados para temperar saladas, em pré-preparos de alguns assados, como meio para cozimento, em marinadas, molhos ou para perfumar um prato. Hoje existem muitas receitas, diferentes maneiras de prepará-los e, principalmente, uma vasta gama de ingredientes que podem ser utilizados como aromatizantes.
O azeite aromatizado com especiarias como hortelã, manjericão, cardamomo, pau de canela, pimenta, alho, casquinha de limão, gengibre, baunilha, trufas pretas e brancas entre outros, possui um sabor que ajuda a reduzir a necessidade de utilizar outros temperos como o sal e a pimenta do reino.

Encontrei receitas interessantes e dicas importantes que devem ser observadas durante o seu preparo.

Dicas importantes:

- Em primeiro lugar, esterilize o vidro e a tampa, colocando-os dentro de uma panela alta, e sobre um pano colocado no fundo, para que não quebre. Cubra com água e deixe ferver por pelo menos 10 minutos. Retire, vire de boca para baixo para que escorra bem a água. Só utilize quando seco.
- As ervas aromáticas e especiarias devem estar limpas. Uma boa forma de limpar as impurezas é levar as ervas ao microondas por 20 segundos sobre uma folha de papel absorvente. Deixe esfriar e utilize. As ervas, depois de lavadas e secas, podem ser ligeiramente esmagadas para melhor liberarem suas essências. Não deixe as ervas dentro do azeite depois de pronto, a não ser as desidratadas.
- Cuidados essenciais devem ser observados quando usar ingredientes in natura que podem ser uma fonte potencial de crescimento de bactérias. Só assim você conseguirá um azeite com sabor agradável e tempo de duração maior. Caso contrário eles estragarão com facilidade.
- As receitas devem sempre ser elaboradas com azeites de excelente qualidade, óleos de oliva extravirgem.
- Para armazená-lo, deve-se ter o menor contato possível do oxigênio e os ingredientes completamente submersos no azeite, afim de conservá-los melhor.
- Os recipientes herméticos são os mais indicados para conservação do azeite. Se utilizar rolha de cortiça pressione muito bem para que ela não ceda á entrada de bactérias.
- Quando a aromatização for feita através de Infusão “à frio”(consiste em mergulhar os ingredientes aromatizantes no próprio frasco do azeite ) ele pode ser guardado em geladeira e consumido em 3 semanas (no máximo) ou em freezer.
- Embrulhe o frasco com folha de alumínio para evitar a luz direta.
- Use recipientes de vidro que permitem a visualização das ervas e especiarias.
- Para presentear, compre vidros do tipo jarra, de boca larga, de diferentes formatos.
- Personalize os vidros de azeite, use sua criatividade.
- Use os vidros de azeite como objetos de decoração.


 Receitas

Azeite com Alho

Ingredientes:
20 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de azeite
suco de 1 limão
6 colheres (sopa) de salsinha picada
1 xícara (chá) de alho porro picadinho
sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de Fazer:
Descasque os dentes de alho e pique. Coloque em um recipiente e misture a salsinha e o alho porro. Tempere com sal e pimenta do reino. Transfira para um frasco de vidro esterilizado e com tampa. Junte o suco de limão e o azeite. Tape e deixe tomar gosto por 5 dias.
Use para saladas, temperos, refogar legumes e carnes em geral.

Azeite Aromático

Ingredientes:
1 colher (sopa) de orégano seco
12 pimentas malaguetas vermelhas, secas
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
4 pés de tomilho fresco
4 pés de alecrim fresco
4 folhas de louro fresco
1 xícara (chá) de azeite

Modo de Fazer:
Em um frasco de vidro esterilizado, disponha camadas de orégano, malaguetas e sementes de erva-doce. Junte as ervas frescas. Este azeite é bom para regar, verduras frescas ou grelhadas, carnes ou aves grelhadas e pizzas.

Azeite com Ervas Aromáticas

Ingredientes:
1 litro de azeite
2 dentes de alho com casca
2 ramos grandes de alecrim
1 colher (chá) de pimenta do reino branca em grão
1 colher (chá) de pimenta do reino preta em grão
1 colher (chá) de pimenta vermelha em grão

Modo de Fazer:
Separe 1/6 da garrafa e azeite o reserva. Lave e seque o alecrim. Reserve. Coloque o alho e as pimentas na garrafa. Coloque o alecrim e complete com o azeite que foi retirado. Tape e deixe macerar por 2 meses.
Se quiser escolha uma erva de sua preferência: tomilho, sálvia, manjericão, salsinha hortelã e acrescente ao azeite.
Para saladas, fritar carne, peixe, aves legumes e refogar, entre outros usos.

Azeite com Manjericão

Ingredientes:
200ml de azeite
1 xícara (chá) de manjericão fresco
sal e pimenta

Modo de Fazer:
Ponha o azeite e o manjericão numa picadora e processe até obter um molho homogêneo. Tempere e conserve na geladeira.
Sirva com saladas, patês de vegetais grelhados e vegetais.
Azeite de Alho e Piripiri

Ingredientes:
4 dentes de alho
1 ramo de alecrim
1 pimenta malagueta seca
azeite (a quantidade depende do tamanho do vidro a ser utilizado)

Modo de Fazer:
Descasque os dentes de alho e corte em lâminas finíssimas. Coloque o alho num vidro esterilizado. Junte o alecrim e a malagueta e acrescente o azeite.Deixe repousar uma semana antes de usar, para que o azeite ganhe mais gosto. Conserve num lugar fresco.

Azeite Aromatizado

Ingredientes:
6 dentes de alho
1 colher (sopa) de orégano
4 pimentas dedo-de-moça ou malagueta
10 folhas de louro
1 galho de alecrim
azeite (a quantidade depende do tamanho do vidro a ser utilizado)

Modo de Fazer:
Arrume o alho, orégano, pimentas, louro e alecrim sobre uma folha de papel absorvente e dentro de uma assadeira. Leve ao forno por alguns minutos.
Depois que estiverem frios coloque no vidro.
A seguir, complete com o azeite.
Tampe bem e guarde em local escuro e fresco.

Azeite com Alho e Alecrim

Ingredientes:
1 ramo de alecrim
3 dentes de alho
250ml de azeite

Modo de Fazer:
Arrume, em uma garrafa esterilizada, 1 ramo de alecrim. Em uma panela pequena, coloque os dentes de alho e aqueça lentamente. Acrescente o azeite e desligue o fogo. Despeje o alho com o azeite na garrafa com o alecrim e tampe.

Azeite com Amêndoas
Ingredientes:
10 amêndoas sem pele
400ml de azeite
100ml de óleo de milho

Modo de Fazer: Coloque as amêndoas em uma garrafa esterilizada. Despeje o azeite e o óleo por cima e tampe. Deixe descansar por 2 meses antes de consumir.

Azeite de Lima-da-Pérsia

Ingredientes:
2 tiras de casca de lima-da-pérsia

Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Corte a casca da lima o mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo). Junte a casca picada em quadrados bem pequenos ou em fios, ao azeite.
Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite e as cascas de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use para sobremesas como Cheesecake, Torta de Limão, Mousse de Maracujá ou outro doce que tenha um toque ácido ou cítrico.

Azeite de Pimenta

Ingredientes:
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e sem a membrana branca, picadas
1 colher (chá) de alho picado

Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Junte as pimentas e o alho picados em quadrados de 0,7 cm, mais ou menos. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use sobre arroz, feijão, carnes ou outros pratos de sabor marcante.

Azeite de Alecrim

Ingredientes:
3 ramos de alecrim (só as folhas)
1 colher (chá) de alho picado

Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Junte o alecrim e o alho picado. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Ótimo para usar em pizzas, queijo fresco e pratos que levam queijo.

Azeite com Cogumelos

Ingredientes:
1 colher (sopa) de shiitake piacado
1 colher (sopa) de cogumelo paris picado
1 colher (chá) de alho picado

Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Pique o shiitake, o cogumelo paris e o alho em quadrados de 0,7 cm, mais ou menos e junte ao azeite. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use para condimentar risotos, massas, carnes assadas e carnes com molho à base de vinho.

Azeite de Ervas – Alex Atala

Ingredientes:
30g de salsinha
10g de sálvia
10g de tomilho fresco
10g de orégano
15g de alecrim
500ml de azeite

Modo de Fazer:
Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua e misture ao azeite. Aqueça essa mistura a 80 ºC por 2 horas, no fogo baixo em banho-maria.Retire do fogo e espere esfriar. Passe a mistura por uma peneira com pano a fim de eliminar impurezas.

Azeite de Ervas Chef Ercolino Crugnale

Ingredientes:
60g salsinha
30g estragão
30g tomilho
120ml de azeite

Modo de Fazer:
Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua.Branquear as ervas por 10 segundos em água fervente, retirar e colocar em água fria para interromper o processo. Juntar o óleo e processar no liquidificador até formar um purê, passar por um chinoir com pano para retirar todos os sólidos.

Azeite de Manjericão

Ingredientes:
1 maço de manjericão
água
300ml azeite de oliva ou óleo de canola

Modo de Fazer:
Cozinhe as folhas de manjericão em água fervente por mais ou menos 1 minuto. Escorra e coloque na água com gelo. Escorra novamente apertando com as mãos até retirar o excesso de água. Bata bem no liquidificador com óleo de canola.Coloque numa panela em fogo baixo por 5 minutos, até que o óleo fique bem verde. Coe com o pano.

Azeite com Limão Siciliano

Ingredientes:
2 ou 3 limões silicianos
250ml azeite de oliva

Modo de Fazer:
Retirar a casca do limão. O mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo. Descascar o limão retirando a parte branca e deixando somente a polpa, cortar em pedaços menores e retirar as sementes. Bater a casca no processador com a lâmina de cortar, acrescentar a polpa do limão e o azeite, pulsar algumas vezes, não bater muito, o limão não poderá se transformar em purê e nem emulsionar com o azeite. Retirar e deixar descansar a temperatura ambiente por 02 horas (mexer algumas vezes, sem bater, para misturar limão e azeite). Após coar em um pano de algodão (pré- lavado), acondicionar em um vidro e deixar para descansar para separar o suco do azeite aromatizado. Guardar na geladeira e usar em até 1 semana.

Você já provou uma massa aromatizada com Azeite de Trufas, o conhecido Alho e Óleo ou o Molho Pesto? Divinos, não é mesmo?
Seja criativo e crie outras tantas delícias, harmonize o aroma das especiarias, seu sabor com o óleo e faça o seu Azeite Aromatizado.
Enquanto você não faz aquele poderoso e único, no mercado existem bons produtos. Os da marca Borges são elaborados sem adição de qualquer essência ou conservantes, com a colaboração de Ferran Adrià.

Receber um presente preparado artesanalmente é sempre um carinho a mais.
Ideias de plaquinhas para os azeites!

placas azeites

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário sempre será sempre bem vindo!