domingo, 21 de agosto de 2011

Como tirar manchas de A a B

Nós sempre temos muitas dúvidas, e este guia de remoção de manchas vai facilitar seu dia. Irei montar em ordem alfabética para facilitar a sua busca. Remover manchas é simples, mas pra cada uma tem um segredo basta saber, e eu vou contar todos! Espero que gostem! Espero seu comentário e sua dica também.

Beijos Taci


AMARELADAS

Como tirar manchas amareladas provocadas pelo tempo.

Para tirar aquelas manchas amareladas que aparecem nas roupas, principalmente naquelas guardadas por muito tempo, proceda de acordo com o tecido, seguindo o passo a passo a seguir:

• Algodão e linho: Ferva o tecido em fogo baixo por 10 minutos em uma solução de sal, bicarbonato de sódio e água. Para as meias brancas, a dica é fervê-las por dois minutos em água e algumas fatias de limão. Depois deixe de molho até que a água esfrie, esfregue a mancha com sabão e enxágüe.

• Lycra: se for roupa de lycra branca, coloque-a de molho em água contendo um pouco de bicarbonato. Deixe por uma hora. Em seguida, leve para secar à sombra. No caso de lycra colorida, esfregue o local manchado com água e bicarbonato, porém, não deixe de molho.

• Naylon: mergulhe as roupas de naylon branco, numa solução de 1 litro de água com 2 colheres (de café) de fermento em pó e deixe agir por 2 minutos. Se você fizer isso ao final de cada lavada, evitará que as roupas de naylon branco amarelem.

• Seda: quando a roupa é de seda branca, deve ser lavada normalmente, e deixada de molho num recipiente contendo ½ litro de água e ½ litro de leite cru. Deixe de molho por meia hora. Para roupas de seda colorida, verifique antes se a cor é firme. Se sim, lave normalmente e acrescente à última água de enxágüe, uma ou duas colherinhas (chá) de açúcar. Depois torça a peça com o auxílio de uma toalha e passe o ferro com a peça ainda úmida.

ALCACHOFRA

Antes de lavar a peça de roupa, aplique sobre a mancha um pouco de suco de limão por cerca de 20 minutos. Depois, segue-se uma lavagem normal.

ANILINA

Deixe ½ litro de água ferver e desligue o fogo, acrescente 50 gramas de hidrosulfito de sódio . Estenda a peça de roupa manchada de anilina sobre uma vasilha e derrame a solução de maneira que atravesse a área manchada. Depois lave normalmente a roupa.
Você também pode aplicar sobre a mancha, água quente misturada com detergente e esfregá-la bem. Outra dica é passar a seguinte mistura: 1 colher (de chá) de água oxigenada diluída em 200 ml de álcool.

BASE DE ROSTO

Se o tecido manchado com base de rosto for de algodão, aplique vinagre branco sobre a mancha. Se a peça for de seda, dissolva água oxigenada 20 volumes em água fria. Depois é só lavar as peças com água e sabão, enxaguar bem e deixar secar à sombra.

BATOM

Para tirar as manchas de batom em malhas de algodão, embeba um cotonete em éter, álcool ou benzina, e o pressione contra a mancha. Em seguida, lave com sabão neutro e enxágüe bem.

Em manchas de batom recentes, proceda da seguinte maneira: coloque a peça de molho em um pouco de leite quente e vá esfregando sabão de côco. Depois enxágüe como de costume.

Você também pode mergulhar a peça de roupa em uma solução de água com bicarbonato de sódio e deixar agir por 10 minutos. Lave normalmente em seguida.

Outra opção é molhar a área afetada pela mancha, com uma solução composta de 1 colher de sopa de água oxigenada e 3 colheres de sopa de água. Deixe agir por alguns minutos e, depois, lave como de costume.

BEBIDAS ALCOÓLICAS

Passe sobre a mancha um algodão embebido em éter ou álcool. Depois lave como de costume.

Para clarear tecidos brancos manchados por bebidas alcoólicas, incluindo cerveja, você pode usar uma solução de água oxigenada diluída em água. Em tecidos de cor, tire a mancha com vinagre branco diluído em água.



BETERRABA

Coloque sal sobre a parte manchada de beterraba. Deixe por alguns minutos. Ferva água em uma panela e coloque a peça de roupa sobre o vapor por alguns minutos.
Outra opção é mergulhar a peça de roupa manchada em uma solução de 2 colheres de sopa de bórax (borato de sódio) e 500 ml de água.



BLUSH

Espalhe álcool puro ou éter sobre a mancha de blush. Você também pode usar vaselina líquida. Depois lave normalmente.

BOLOR (MOFO)

Para tirar manchas de bolor de tecidos coloridos, aplique leite fervendo sobre a mancha e deixe secar ao sol. Talvez seja necessário repetir a operação. Em seguida aplique sobre o local manchado, água morna com vinagre branco. Finalize enxaguando bem e leve ao sol para secar.

Para tirar manchas de bolor de tecidos brancos mergulhe a peça de roupa manchada em água quente com sal. Deixe de molho por alguns minutos. Em seguida leve ao sol, e vá aplicando uma solução composta por suco de limão e sal sobre a mancha, de hora em hora, até que ela suma. Depois lave normalmente.

A seguinte solução também é recomendada: em 2 litros de água adicione 2 colheres de sopa de detergente e 2 colheres de sopa de água sanitária. Mergulhe sua roupa manchada e a deixe de molho por algumas horas. Depois, enxágüe bem e leve para secar ao sol. O detergente pode ser substituído por vinagre branco na mesma proporção: 2 colheres de sopa.

Outra alternativa é adicionar uma colher de sopa de amoníaco a 100ml de água, e aplicar sobre a mancha. Depois é só enxaguar e levar para secar ao sol.

Para tirar manchas de bolor de roupas de lã deixe a peça exposta ao sol por algumas horas, em seguida, esfregue a mancha com uma escova embebida em álcool, tanto o lado direito como o avesso. Depois coloque um tecido sobre sua peça de roupa para protegê-la, e passe o ferro bem quente sobre a área afetada.

Para tirar manchas de bolor avermelhado para aquele tipo de mofo avermelhado, a dica é imergir o tecido numa panela com água e um pouco de fubá, levar ao fogo e deixar ferver por alguns minutos. Agora, enxágüe e exponha ao sol para quarar um pouco; depois, enxágüe novamente e deixe secar.

RECOMENDAÇÕES PARA TIRAR MANCHAS EM GERAL!

• Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, roupa, poltrona ou carpete, de preferência, numa parte que não seja muito visível, diminuindo assim as chances de ter qualquer surpresa desagradável!

• Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; enxágüe rapidamente para que não manche. Na última água de enxágüe, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.

• Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.

• Use luvas de borracha ao manusear produtos químicos e, após o uso, sempre lave bem as mãos com sabonete em água corrente.

• Limão sobre sua pele, e, em contato com o sol causa manchas e queimaduras. Portanto, caso utilize limão para tirar manchas, não saia ao sol imediatamente depois.

Em breve mais dicas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário sempre será sempre bem vindo!