quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Como decorar uma mesa! - Parte III

CENTRO DAS ATENÇÕES
  
  • As atenções vão rapidamente convergir para o centro de mesa e, como os convidados adoram novidades, dê-lhes mais um tema de conversa! O centro de mesa pode ser um tradicional arranjo floral – minimalista ou espampanante – pode ser uma simples planta ou um jogo de velas como foi mencionado aqui. Mas também pode ser muito mais…
*Mesa na praia!
  • Vá buscar inspiração à temática da festa, à ocasião que se celebra ou à lista dos convidados e marque a diferença! Porque não um centro de mesa comestível? Ou uma taça com vegetais ou frutas (limões, laranjas, maças, cenouras, castanhas…) cujas formas e cores distintas proporcionarão à mesa um visual muito original? Vai juntar os amigos num jantar pós-férias? Porque não uma taça de vidro com areia e conchas? Se for um almoço natalício, basta juntar algumas bolas decorativas num cesto e na Páscoa substitua as bolas por ovos pintados por si! Ainda não está inspirado? Vá ao seu quintal, escolha algumas pedras, ramos ou folhas de árvores (se for outono tanto melhor!) e voilá!
  • O centro das atenções não tem necessariamente de ser no centro da mesa, pode colocá-lo numa das suas pontas se achar que fica melhor (e até se lhe der mais jeito!) ou então um centro em cada extremidade da mesa – veja o que se adequa!
*Mesa para uma noite de queijos e vinhos! No campo fica muito bem!

  • No fundo, um centro de mesa bem conseguido pode ser o resumo de toda a temática festiva, no entanto, também aqui existe uma regra de ouro: o centro de mesa não pode tapar a linha de visão dos convidados, nem dificultar o acesso à comida e às bebidas!
OUTRAS SURPRESAS
  • A melhor parte de pôr a mesa é decorá-la e nesta matéria não há limites! São os pequenos detalhes que os seus convidados vão levar como verdadeiras recordações da sua festa, por isso, não tenha receio de inovar!
  • Se vai dar um jantar para amigos de fora, coloque em cima dos seus pratos um pequeno presente alusivo à sua região ou país. Uma reunião com amigos de infância pode ser ainda mais divertido se encher algumas jarras de vidro com rebuçados, chocolates e outras guloseimas desses tempos, ou então uma moldura grande ou um quadro de cortiça duplo que dê para encher de fotografias vossas (aí estão algumas ideias originais para o centro de mesa!).
*Adoro essa dica...use cartolina preta e giz!

 
  • Se optar por um buffet coloque, ao lado de cada prato, um pequeno bilhete que identifique cada alimento. Para facilitar o pegar de tudo o que o seu convidado precisa para se alimentar, ate os talheres com uma fita de seda em conjuntos de três (faca, garfo e colher) e disponha tudo num bonito cesto. Para não haver trocas de copos, compre números autocolantes e coloque um em cada copo, alertando os seus convidados para este “sistema” muito original!
  • Se a refeição vai ser servida no exterior – no terraço ou jardim – utilize pequenas pedras decorativas onde, para além de escrever o nome do convidado, indicando onde cada um se vai sentar – é excelente para “segurar” o guardanapo em cima da mesa… especialmente se estiver vento! Para completar o look, espalhe mais algumas pedras ao longo de toda a mesa.
  • Se quiser impressionar num jantar de Natal com toda a família, compre pequenos porta retratos que, além de marcar o lugar de cada convidado à mesa, é uma prenda que podem levar consigo.
  • Personalize qualquer mesa e qualquer refeição com cardápios que pode elaborar e imprimir no seu próprio computador! Escolha entre uma cardápio grande, como nos restaurantes, a integrar ou a servir de centro de mesa, ou então uma ementa para cada pessoa, criativamente enrolada com o guardanapo ou a servir de argola do próprio. Os convidados adoram saber o que vai ser servido e este será mais um tema de conversa, principalmente no regresso a casa!
 
  • Mesmo que organize um simples chá das cinco para as amigas, esmere-se! Imprima pequenos cartões com o nome de cada uma (ou se a sua caligrafia for bonita, faça à mão!) e recorte uma pequena abertura onde vai encaixar um botão de rosa; ou então prepare pequenos saquinhos com diferentes variedades de chá para cada uma levar consigo.
  • Se houver crianças entre os convidados, prepare uma mesa especialmente pensada para elas. Pode ser ao lado dos adultos ou na cozinha para haver mais sossego! E para que não se preocupe com louça ou copos partidos (e crianças a chorar!) compre um conjunto de peças descartáveis (pratos, copos, talheres, marcadores, guardanapos…) alusivos à personagem infantil mais in do momento! Em adição ou em alternativa, “confeccione” a toalha de mesa com folhas de papel grandes e coloque um cesto com lápis de cera e autocolantes no centro para as crianças decorarem a mesa enquanto comem ou para se entreterem no fim da refeição.
 

BOA SORTE!

2 comentários:

  1. lá, Taciana!

    Adorei teu Blog.
    Só uma sugestão: Que tal preparar um curso para ensinar esses pequenos detalhes tão importante na vida de uma mulher?
    Acho que aula de etiquetas seria excelente.

    Sucesso para você, e só for preparar algum curso me avisa.

    ResponderExcluir
  2. Ely, Obrigada, além de fazer cursos montar pensei em montar alguns encontros para discutir temas de nosso interesse.
    Aviso sim quando acontecer!

    Bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário sempre será sempre bem vindo!