sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Arte de Receber Bem!





Bem Vindo a Mise En Place...



Receber uma visita em casa é uma tarefa fácil e nada complicada. Basta ter vontade, carinho e, acima de tudo, naturalidade.

Receber bem significa proporcionar ao visitante, momentos de descontração e prazer. Para isso, é fundamental aliar simplicidade e bom senso, charme e elegância, mas sem exageros. Capriche na decoração, no serviço, mas não faça nada acima das suas posses ou do seu estilo de vida. Principalmente, escolha bem os assuntos que irão se desenrolar na companhia desta visita.

Quando for receber alguém em sua casa, decore-a com flores, ponha uma música de fundo (som baixo para não atrapalhar a conversação), empenhe-se em oferecer algo saboroso para comer tenha certeza de que o "encontro" será um sucesso.

Para aprender a "Receber com Arte" sua visita, você pode treinar com sua melhor amiga e, assim, adquirir "confiança" e "naturalidade". Quando precisar receber pessoas de certa cerimônia, como o presidente da empresa, diretores e gerentes e até colegas de trabalho, você já estará preparada...

O OBJETIVO
Você pretende fazer uma reunião de negócios ou pretende reunir apenas os amigos mais íntimos? Está preparando uma recepção com muitos convidados para brindar algum acontecimento, ou planeja apenas proporcionar um encontro entre colegas de trabalho? Quer organizar uma grande festa de gala para comemorar uma ocasião especial?

Traçar seus objetivos específicos irá facilitar os preparativos para a recepção dos convidados.


O sucesso de um jantar de gala ou de um chá da tarde depende de uma coisa: planejamento. Pense em todos os detalhes necessários para o evento ser bem-sucedido, anote-os e estabeleça prioridades para colocá-los em prática.

Se você quer organizar uma reunião formal, precisa se preocupar com todos os detalhes que podem causar uma boa impressão a seus convidados.

Em uma reunião informal, como um café da manhã na empresa, por exemplo, pense em descontrair os presentes com uma conversa leve e agradável.

E lembre-se: nada de assuntos polêmicos, quando o objetivo é reunir pessoas de nosso convívio social.

QUEM CONVIDAR
Se você planeja uma reunião informal, chame seus amigos mais íntimos. Se você tem um objetivo específico, como comemorar metas atingidas ou ampliar o relacionamento com clientes, convide seus funcionários.

Certamente eles se sentirão gratificados com o convite e podem estreitar ainda mais os laços com os clientes potenciais e os já existentes.

Nas comemorações de aniversários ou em festas de finais de ano chame todas as pessoas que você conhece, seja do seu relacionamento familiar ou profissional.

Liste todas as pessoas que podem ser convidadas, para não cometer a gafe de esquecer alguém importante.

QUANTAS PESSOAS CONVIDAR
Nunca convide um número de pessoas superior ao espaço físico de que você dispõe. Nada mais desagradável do que convidados espalhados pelos cômodos da residência ou do escritório, ou aglomeradas sem conforto numa varanda ou sala de estar, por falta de espaço.

Se o número de convidados for maior do que se planejava no início, alugue um espaço, reserve um bom restaurante ou contrate um Buffet competente.

TEMPO
Você deve limitar o tempo do evento, indicando à hora em que começa e que termina principalmente em festas infantis. Esta estratégia permite que os convidados respeitem os horários estipulados e programem-se com certa antecedência.


Não faça gastos acima de seu orçamento. É possível causar uma boa impressão aos seus convidados, usando o bom senso. Não é necessário fazer uma festa hollywoodiana para demonstrar bom gosto e requinte. Opte sempre pela simplicidade. Um cardápio econômico mas, bem preparado, com boas entradas e sobremesas que utilizem frutas da época, vale mais do que menus caros e complicados que, às vezes, não satisfazem o paladar dos presentes.

A IMPORTÂNCIA DO CONVIDADO
Use sempre o bom senso na hora da dúvida sobre o que fazer ou como agir.

Bom gosto não diz respeito apenas à decoração e ao menu. Bom gosto também é saber solucionar os problemas de última hora com criatividade e um toque pessoal: seja flexível, mantenha o sorriso, a disposição e o carisma.

E não se esqueça: o bom humor deve ser constante, mesmo quando você se sentir indisposta, cansada ou contrariada. Seus convidados são mais importantes do que tudo neste momento, portanto conserve o sorriso e o semblante sereno.

Boa Sorte!

Esse é meu começo...Mise En Place! #happy


Um comentário:

  1. Amiga, tá lindo demais!!!
    Parabéns!!!
    Olha, eu quero um cursinho, rs!
    Vou passar váááááááááááááááááááárias vezes por aqui!
    Bjão,

    Babi.

    ResponderExcluir

Seu comentário sempre será sempre bem vindo!